AERO Magazine
Busca

Enquanto o F-35C não se firma

Marinha dos EUA pode comprar o 'Advanced' Super Hornet

A ideia seria usar upgrade do conhecido F/A-18E/F para preencher a lacuna de caças na aviação naval norte-americana


A Boeing tem realizado um forte trabalho de lobby junto ao governo dos Estados Unidos, propondo preencher um “vazio de caças” existente em sua aviação naval. Vazio este que seria a diferença entre os caças a jato necessários para equipar totalmente os porta-aviões existentes no país e o número de aeronaves operacionais que realmente são da Marinha.

Esssa lacuna tem crescido com o passar dos anos e se exacerbado pelos atrasos na produção do novo caça stealth F-35C, na “versão porta-aviões”, da Lockheed Martin. Em breve, esse vazio poderá se fechar, pois a Marinha teria dado "sinal verde" para o plano da Boeing de correção da situação com a oferta dos novos caças “Advanced Super Hornet”.  

Também conhecidos por F/A-18XT, e por “Block 3" Super Hornet, o novo caça é um upgrade do atual F/A-18E/F , incorporando naturalmente uma série de aprimoramentos. O novo desenho perde em termos de características stealth quando comparado ao Lockheed Martin F-35C, mas, com o preço de US$ 79 milhões, ele deixa longe os US$ 122 milhões do F-35C.  

A Boeing espera que o projeto da nova versão esteja pronto para ação em 2019, quando a Marinha estará em condições de avaliar, entre esta e o F-35C suas opções de compra. E ainda aquela de encomendar um upgrade em massa das 545 unidades do F/A-18 existentes em sua frota. 

Caso a Marinha aprove o desempenho do “Advanced”, o lobby poderá se transformar em um grande negócio para a Boeing.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 21/07/2017, às 16h25 - Atualizado às 17h29


Mais Notícias