AERO Magazine
Busca

Teste em alto mar

Marinha dos EUA conclui testes iniciais com moderno drone em porta-aviões

Empresas Boeing e Lockheed Martin também participaram dos testes


 Foram os primeiros testes em alto mar com o drone multifunção MQ-25 Stingray | Foto: Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos e a Boeing concluíram a fase de testes iniciais do drone MQ-25 Singray a bordo do porta-aviões USS George HW Bush. A informação foi publicada pelo site do Comando Aeronaval da Marinha dos EUA.

Durante os testes feitos na embarcação, o MQ-25 taxiou, estacionou e foi conectado as catapultas da embarcação. Nessa fase foram testados o sistema de controle de solo (GCS, na sigla em inglês) em relação ao porta-aviões.

“Não há melhor maneira de determinar o sucesso do projeto de um porta-aviões e sua integração na asa aérea do que colocar essa nova aeronave em testes no mar”, disse Chad Reed, capitão e gerente do programa de aviação de porta-aviões  para veículos aéreos não tripulados.

Também participou do teste o fabricante Lockheed Martin que instalou na embarcação a estação de controle terrestre do protótipo MD-5, com a estação foi possível que os militares pudessem ter uma noção de como será a operação do drone a partir de um porta-aviões.

O MQ-25 Stingray tem a capacidade realizar reabastecimentos em voo, missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.

No dia sete de julho de 2021, o Stingray realizou o primeiro reabastecimento ar-ar em uma aeronave tripulada, no caso, um caça F/A-18F Super Hornet.

O drone também realizou reabastecimento em um caça F-35C Lightning II e em um avião radar E-2D Advanced Hawkeye.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 21/12/2021, às 10h10


Mais Notícias