AERO Magazine
Busca

Aeronave de ataque

Marinha do Brasil recebe helicóptero com capacidades de ataque

Aeronave AH-15B pode realizar lançamento de mísseis antinavio


Marinha do Brasil têm doze unidades do H-225M em sua frota | Foto: Helibrás

A Marinha do Brasil recebeu nesta quarta-feira (24), a primeira aeronave H-225M Super Cougar na versão AH-15B. Com a chegada da aeronave, fabricada pela Helibrás, a frota do H-225M da marinha do Brasil sobe para 12 unidades.

A versão AH-15B foi feita exclusivamente para a marinha, sendo inclusive a aeronave da família H-225M com mais complexidade.

A nova aeronave da aviação naval recebeu a matrícula N-4101. Entre as características do novo helicóptero naval, estão os dispositivos defensivos chaff e flare.

Na parte tecnológica o AH-15B tem um radar tático APS-143, bem como demais equipamentos como o FLIR Star Safrie III, ambos dispositivos são integrados ao N-DTMS, um completo sistema que comanda todos os sistemas embarcados, incluindo as armas.

Em relação ao poder bélico da aeronave, a mesma tem a capacidade de lançar mísseis Exocet AM39 B2M2, o armamento pode ser utilizado contra embarcações, por exemplo.

O governo federal assinou um contrato em 2008 com a fabricante Helibrás, empresa subsidiária da Airbus Helicopters no Brasila. O acordo fornece helicópteros H-225M para as três forças armadas. Na marinha o helicóptero recebe o nome de UH-15 Super Cougar, já na FAB a aeronave é designada como H-36 Caracal e na aviação do exército como HM-4 Jaguar.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 25/11/2021, às 10h25 - Atualizado às 11h31


Mais Notícias