Réplica ficará em um hangar no Vale do Itajaí, em Santa Catarina
A Hangar 33, marca de moda masculina de uma companhia têxtil de Santa Catarina adquiriu uma réplica do modelo Demoiselle, projetado por Alberto Santos Dumont e que voou pela primeira vez em 1907.
Ele foi construído pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) em 2006 e o manteve desde então. Estilistas visitaram e embarcaram em voos e tiraram dúvidas com os pilotos responsáveis por colocar as máquinas no ar. Os exemplares recebem mais de 6.500 horas de manutenção e cuidados específicos por ano.
A Demoiselle foi a primeira aeronave no mundo a ser produzida em série, com o objetivo de impulsionar a aviação. A réplica adquirida pela Hangar 33 seguiu a planta original e implementou melhoramentos de aerodinâmica e utilização de materiais modernos como o alumínio no lugar das estruturas de bambu. A aeronave de estilo similar a um ultraleve reúne perfeitas condições de voo e junta-se a outros 14 aviões e helicópteros pertencentes ao acervo da marca.
A coleção foi iniciada em 2012 e reúne os dois únicos exemplares em condições de vôo do biplano monomotor russo Antonov AN-2, uma réplica do Fokker DR.1, modelo utilizado na Primeira Guerra Mundial por Von Richthoffen, o Barão Vermelho, e um Paulistinha CAP-4. Ela está instalada no município de Blumenau.
“A chegada da Demoiselle, uma aeronave de enorme importância histórica em plena atividade, nos inspira a reforçar a essência do espírito aventureiro às nossas peças e nos leva a tirar os pés do chão”, disse Dênis Luiz Lunelli, idealizador da Hangar 33 e presidente do conselho consultivo da Lunelli, controlador da marca.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/03/2023, às 09h00
+lidas