eVTOL cargueiro da startup Moya Aero realizou seu primeiro voo nos arredores de São José dos Campos
Mais um eVTOL brasileiro realizou seu voo inaugural, marcando a entrada da indústria nacional no mercado de veículos aéreos urbanos. O projeto da Moya Aero, é um modelo cargueiro, voltado para os serviços aéreos urbanos logístico.
A Moya Aero é uma spin-off da ACS Aviation, empresa brasileira de engenharia aeronáutica, pesquisa e desenvolvimento de aeronaves. O eVTOL cargueiro da empresa fez seu primeiro voo nos arredores em São José dos Campos, no interior paulista.
A expectativa da Moya Aero é que a campanha de ensaios em voo do “drone” cargueiro seja realizada ao longo dos próximos meses, com o modelo programado para entrar em serviço em meados de 2026.
“Atualmente vivemos a saturação dos sistemas de logística e o Moya eVTOL chega com um potencial que une sustentabilidade e solução para diversos mercados”, explicou Alexandre Zaramela, CEO da Moya Aero e projetista do eVTOL.
Ainda que seja classificado como eVTOL, o modelo não é um concorrente direto do projeto da EVE, a subsidiária da Embraer, pois é voltado exclusivamente para o mercado de carga aérea.
Ainda que a Moya Aero seja uma startup, a construção do protótipo foi assegurado através de um financiamento do Finep, órgão do governo brasileiro dedicado ao apoio à inovação e pesquisa.
O protótipo tem capacidade para transportar mais de 200 quilos de carga, sendo classificado como um veículo de alta capacidade, concebido para voar em áreas urbanas oferecendo serviço logístico expresso. Segundo a Moya Aero, a aeronave tem alcance de 300 quilômetros, permitindo voar entre diversos pontos de uma região metropolitana ou fazer entregas e coletas entre pares de cidades. O protótipo é classificado como um modelo de carga classe 1 (acima de 150 kg) de alta capacidade.
A Moya Aero acredita que um dos grandes benefícios do eVTOL será reduzir drasticamente a emissão de carbonos em operações aéreas, ao mesmo tempo que oferece uma capacidade de transporte similar de helicópteros monoturbinas, mas com menores custos operacionais.
Em nota o fabricante afirma que conta com diversas Cartas de Intenção (LoL, na sigla em inglês) para mais de cem unidades do seu eVTOL cargueiro.
Entre os mercados potenciais do eVTOL cargueiro é o de empresas de logística especializadas em comércio eletrônico, onde as entregas expressas no Brasil têm previsão de crescimento na ordem de 4,61% entre até 2027. As expectativas de mercado para os próximos dez anos da Moya Aero é uma receita projetada em torno de US$ 2 bilhões e a vendas de cerca de mil unidades.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/12/2023, às 10h34
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