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Veículos aéreos urbanos

Mais um eVTOL brasileiro realiza seu primeiro voo

eVTOL cargueiro da startup Moya Aero realizou seu primeiro voo nos arredores de São José dos Campos


Novo eVTOL da Moya Aero é voltado para o mercado de logística aérea expressa - Moya Aero
Novo eVTOL da Moya Aero é voltado para o mercado de logística aérea expressa - Moya Aero

Mais um eVTOL brasileiro realizou seu voo inaugural, marcando a entrada da indústria nacional no mercado de veículos aéreos urbanos. O projeto da Moya Aero, é um modelo cargueiro, voltado para os serviços aéreos urbanos logístico.

A Moya Aero é uma spin-off da ACS Aviation, empresa brasileira de engenharia aeronáutica, pesquisa e desenvolvimento de aeronaves. O eVTOL cargueiro da empresa fez seu primeiro voo nos arredores em São José dos Campos, no interior paulista.

A expectativa da Moya Aero é que a campanha de ensaios em voo do “drone” cargueiro seja realizada ao longo dos próximos meses, com o modelo programado para entrar em serviço em meados de 2026.

“Atualmente vivemos a saturação dos sistemas de logística e o Moya eVTOL chega com um potencial que une sustentabilidade e solução para diversos mercados”, explicou Alexandre Zaramela, CEO da Moya Aero e projetista do eVTOL.

Ainda que seja classificado como eVTOL, o modelo não é um concorrente direto do projeto da EVE, a subsidiária da Embraer, pois é voltado exclusivamente para o mercado de carga aérea.

Ainda que a Moya Aero seja uma startup, a construção do protótipo foi assegurado através de um financiamento do Finep, órgão do governo brasileiro dedicado ao apoio à inovação e pesquisa.

O protótipo tem capacidade para transportar mais de 200 quilos de carga, sendo classificado como um veículo de alta capacidade, concebido para voar em áreas urbanas oferecendo serviço logístico expresso. Segundo a Moya Aero, a aeronave tem alcance de 300 quilômetros, permitindo voar entre diversos pontos de uma região metropolitana ou fazer entregas e coletas entre pares de cidades. O protótipo é classificado como um modelo de carga classe 1 (acima de 150 kg) de alta capacidade.

A Moya Aero acredita que um dos grandes benefícios do eVTOL será reduzir drasticamente a emissão de carbonos em operações aéreas, ao mesmo tempo que oferece uma capacidade de transporte similar de helicópteros monoturbinas, mas com menores custos operacionais.

Em nota o fabricante afirma que conta com diversas Cartas de Intenção (LoL, na sigla em inglês) para mais de cem unidades do seu eVTOL cargueiro.

Entre os mercados potenciais do eVTOL cargueiro é o de empresas de logística especializadas em comércio eletrônico, onde as entregas expressas no Brasil têm previsão de crescimento na ordem de 4,61% entre até 2027. As expectativas de mercado para os próximos dez anos da Moya Aero é uma receita projetada em torno de US$ 2 bilhões e a vendas de cerca de mil unidades.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/12/2023, às 10h34


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