Aproximadamente dezoito armas de fogo foram interceptadas por dia em aeroportos norte-americanos
A Administração de Segurança no Transporte (TSA) interceptou 5.028 armas de fogo nos pontos de verificação de segurança dos aeroportos dos Estados Unidos entre janeiro e setembro deste ano.
É uma média de pouco mais de dezoito armas interceptadas por dia ao longo do período. 93% deste total estava carregada. Mesmo com um volume recorde de passageiros na temporada de verão, a taxa de descobertas de armas manteve-se relativamente estável. Nos nove primeiros meses do ano, a TSA interceptou 7,5 armas de fogo por milhão de passageiros, uma ligeira queda em relação ao mesmo período de 2023.
“Cada arma de fogo trazida para um ponto de verificação, seja por acidente ou intencionalmente, representa uma séria ameaça", disse Pekoske. "Não é apenas um risco à segurança, mas também causa atrasos significativos para outros viajantes", disse David Pekoske, administrador da TSA.
Caso um passageiro seja flagrado com uma arma de fogo em um ponto de verificação de segurança, autoridades locais são acionadas para o confisco do material, além da prisão do passageiro ou a aplicação de uma multa, que pode chegar a US$ 15.000 (R$ 83,9 mil).
Em nota, a TSA disse que continua a reforçar suas medidas de triagem e fiscalização para combater o problema das armas de fogo nos aeroportos e que trabalha na conscientização dos passageiros sobre as regras, com o objetivo de garantir viagens mais seguras e eficientes.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 10/10/2024, às 08h13
+lidas