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Lufthansa usa robôs em manutenção

Processo de reparo plásticos reforçados por fibras de carbono evita a desmontagem


A Lufthansa Technik desenvolveu um procedimento que vai significar que, a partir de agora, reparos específicos de colagem em estruturas críticas de fibra de alto desempenho podem ser certificados.

Com o auxílio de um robô de fresagem, que utiliza um software especial para reconhecer superfícies em 3D, é possível efetuar reparos automatizados longe dos locais de manutenção.

No projeto de pesquisas anterior do chamado Rapid Repair, a empresa alemã já havia desenvolvido com sucesso uma cadeia completa de processos para o reparo rápido, automatizado e reproduzível de materiais compostos. O projeto CAIRE (Composite Adaptable Inspection and Repair ou Inspeção e Reparo Adaptáveis a Materiais Compostos) aprimorou ainda mais o robô de fresagem estático para permitir reparos móveis.

 “Graças ao novo robô, podemos até fazer reparos de danos em grandes superfícies na fuselagem ou nas asas, sem a necessidade de desmontagem. Reparos que eram difíceis de imaginar até muito recentemente se tornaram perfeitamente possíveis” disse Jan Popp, gerente do projeto CAIRE da Lufthansa Technik

Numa primeira fase, o novo procedimento será utilizado em grandes superfícies de estrutura monolítica ou ‘sanduíche’. Até agora, os danos nestas superfícies de revestimento significava trabalhos extensos de diagnóstico e reparação em oficina especializada ou no campo.

Redação
Publicado em 27/06/2014, às 10h59 - Atualizado em 28/06/2014, às 22h04


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