AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Lufthansa terá internet em voos na Europa

Sistema de banda larga deverá estar operacional em 2016


A Lufthansa trabalha para se tornar a primeira empresa aérea da Europa a oferecer internet banda larga a bordo do voos de curta e média distância. A previsão é que o sistema passe a funcionar em 2016, complementando as conexões banda larga oferecidas atualmente em voos intercontinentais.

“A Lufthansa sempre foi pioneira no desenvolvimento de ofertas internet a bordo. Depois de equiparmos todos os aviões da frota intercontinental Lufthansa com o FlyNet, continuamos a história de sucesso com internet a bordo nas rotas de curta e média distância” comentou Carsten Spohr, presidente da Deutsche Lufthansa AG. “Com isso, somos a primeira empresa aérea da Europa a oferecer aos passageiros a experiência de surfar com a mesma qualidade e velocidade como em casa”.

A plataforma utiliza o satélite de banda Ka da Inmarsat, um dos mais recentes lançamentos nesse segmento, oferece cobertura confiável e sem interrupções em voos de curta e média distância por meio da rede Global Xpress da Inmarsat.

Recentemente a Inmarsat lançou com sucesso seu terceiro satélite no espaço, ampliando de forma global o alcance de internet banda larga móvel no planeta.

Assim como nos demais voos intercontinentais, o passageiro poderá usar o seu próprio dispositivo móvel para acesso à internet banda larga, podendo acessar desde serviços como e-mail ao streaming. Além disso, o passageiro poderá usar SMS e transferência de dados por meio de seu próprio telefone celular.

A Lufthansa pontua que devido a pedidos explícitos dos clientes, continuará não oferecendo telefonia a bordo.

A instalação dos sistemas na frota de curto e médio alcance será realizada pela Lufthansa Technik, que irá integrar todos os sistemas e componentes aos aviões, incluindo também todo o processo relativo às diretrizes jurídicas do transporte aéreo e habilitação. Já a Lufthansa System fornece a infraestrutura necessária para que o acesso à internet funcione a bordo. Isso inclui tanto a operação da rede no avião - a condição técnica para WLAN a bordo -, como a cessão do software necessário para a operação de um portal internet.

Além disso, Lufthansa Systems e Lufthansa Technik planejam uma parceria global de longo prazo para poder oferecer uma plataforma moderna de TI a bordo (Board Connect) e de aplicação multifuncional com acesso internet banda larga também a outras empresas aéreas.

Em 2017, a Lufthansa participará de um programa de testes de uma nova rede europeia híbrida, que combina a tecnologia LTE da Deutsche Telekom com a tecnologia de satélite banda S. Essa promissora e inovadora tecnologia oferece potencial no que diz respeito aos custos, e pode ser adequada de forma flexível às necessidades futuras de transferência por banda larga.

Em 15 de janeiro de 2003, a Lufthansa operou o primeiro voo comercial no mundo com acesso à internet banda larga, utilizando os serviços da então Connexion by Boeing, que empregava o padrão 802.11. O pioneiro voo foi realizado por um Boeing 747-400 que voou entre Frankfurt e Washington D.C.

Em 2006, apesar da crescente popularidade entre os passageiros, a Boeing cancelou os serviços devido a necessidade de retirar de operação os satélites empregados no sistema. A partir de dezembro de 2010, a Lufthansa voltou a ser a primeira empresa aérea a oferecer acesso à internet banda larga em seus voos intercontinentais. Desde início deste ano, o FlyNet está disponível em todos os 106 aviões de longa distância da frota Lufthansa.

Redação
Publicado em 28/09/2015, às 16h00 - Atualizado às 17h17


Mais Notícias