AERO Magazine
Busca

Fim de uma Era

Lufthansa Cargo prevê aposentar todos seus MD-11 em 2020

Aposentadoria dos trijato coincide com alta nos custos e redução na demanda global por transporte aéreo cargueiro


A Lufthansa Cargo planeja retirar de serviço todos seus MD-11F, que serão substituídos pelos Boeing 777F. A alta nos custos operacionais, que possuem forte impacto no setor cargueiro e redução na demanda global, estão entre os principais motivos da desativação dos trimotores.

A expectativa inicial era que os MD-11 seriam retirados de operação apenas em 2025, mas a empresa alemã deverá antecipar o processo para 2020, quando todos os doze aviões serão aposentados.

LEIA TAMBÉM

Frota de MD-11F daLufthansa Cargo deverá ser substutída pelos Boeing 777F

A Lufthansa Cargo voa atualmente com sete Boeing 777F, que oferecem maior capacidade e alcance que os MD-11F, além de menor custo operacional. A empresa recebeu os últimos dois MD-11 produzidos, no início dos anos 2000. Embora a maior parte da frota conte com mais de 20 anos de serviço, os trimotores criados pela McDonnell Douglas se mostram bastante eficientes no transporte cargueiro por quase três décadas. Com capacidade de carga superior aos 767F e com custo inferior aos 747F de primeira geração, o MD-11 se tornou um dos principais aviões de longo curso para empresas de logística e entregas rápidas.

Todavia, o elevado consumo de combustível, quando comparado a aeronaves mais novas, como o próprio 777F, aliado ao fato de possui três motores, tornou recentemente o MD-11 pouco atraente na maior parte do mundo.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 01/07/2019, às 17h00 - Atualizado às 18h54


Mais Notícias