AERO Magazine
Busca

Voo hipersônico

Londres-Nova York em duas horas hipersônicas

Passageiro cruzaria, brevemente, o espaço suborbital


O novo projeto de jato hipersônico “Paradoxal” permitiria aos passageiros uma visão privilegiada das estrelas e da curvatura da Terra, sendo transportados de Londres a Nova York em apenas duas horas.

A redução drástica do tempo de viagem também seria atribuída à breve passagem da nave pelo espaço suborbital. Os passageiros seriam acomodados em uma cabine que lembraria um auditório com as galleys e a bagagem na sua parte traseira. “Os dias das aeronaves com a configuração ‘tubo-asas’ pertencem ao passado” afirma o projetista García Mansilla.

O “Paradoxal” seria equipado com um motor estatojato rotativo, conversível em foguete para alcançar a altitude suborbital, explicou Mansilla.  

A decolagem se daria com o estatojato rotativo até atingir 60.000 pés (18.300 m) e a velocidade de Mach 3, ponto no qual haveria uma injeção de oxigênio liquefeito no duto de descarga dos gases para a impulsão a velocidades supersônicas até uma altitude de 65.000 m. 


Uma linha de jatos de ar no contra fluxo nos bordos de ataque reduziria o calor gerado e o arrasto do ar durante as fases de subida e reentrada do voo.

Para Mansilla, o teto panorâmico da nave “seria um ponto positivo” mas, até então, a visão da curvatura da Terra seria fornecida pelas câmeras a bordo.

Embora o “Paradoxal” tenha sido projetado para viagens intercontinentais, ele poderia ser utilizado por diferentes agências governamentais. “Ele também pode ser visto como uma aeronave que combinaria o turismo espacial com as viagens de negócios”.

Ernesto Klotzel
Publicado em 14/12/2016, às 11h19 - Atualizado às 16h13


Mais Notícias