Leonardo anuncia venda de três helicópteros AW109 Trekker para a britânica Sloane Helicopters durante a EBACE 2025
A Leonardo anunciou, na abertura da EBACE 2025, um novo pedido de três helicópteros AW109 Trekker configurados para o segmento VIP, encomendados pela distribuidora britânica Sloane Helicopters. A entrega está prevista para 2027.
O contrato complementa a aquisição de cinco GrandNew, firmada em março deste ano durante a Verticon, realizada em Dallas, nos Estados Unidos. Com o novo pedido, a Sloane se aproxima da marca de 109 unidades vendidas do modelo AW109, tendo alcançado 108 entregas até o momento.
Fundada em Northampton, a Sloane Helicopters mantém uma parceria com a Leonardo desde 1995. Nesse período, mais de 100 helicópteros comerciais da fabricante italiana foram entregues a operadores britânicos e irlandeses.
Além do AW109, a empresa também comercializa o AW169 e atua como distribuidora do modelo leve monomotor AW09, que possui nove unidades encomendadas, ainda em processo de certificação pela EASA e, posteriormente, pela CAA do Reino Unido.
A Sloane também é centro autorizado de manutenção para os modelos AW109 GrandNew e AW169, além de atuar como centro de treinamento para habilitação em tipo.
Segundo o diretor-gerente George George, a demanda pelo AW169 tem crescido, especialmente após atualizações de desempenho atingirem plena maturidade. A empresa atende tanto ao mercado VIP quanto ao segmento de serviços médicos de emergência (EMS).
A Leonardo destacou que a cooperação com a Sloane foi reforçada após o relançamento da marca Agusta para o mercado VIP, em 2021. Ambas as empresas estão em negociações para expandir o escopo da parceria nos próximos anos.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/05/2025, às 15h00
+lidas