AERO Magazine
Busca

Em operação em 16 países

Leonardo C-27J Spartan atingiu 250.000 horas de voo

Aeronave militar da Leonardo atingiu 250.000 horas de voo em operações


A aeronave permite configurações para combate a incêndios, patrulha marítima e operações especiais - Leonardo/Divulgação
A aeronave permite configurações para combate a incêndios, patrulha marítima e operações especiais - Leonardo/Divulgação

O avião militar C-27J Spartan, da Leonardo, atingiu recentemente 250.000 horas de voo em 16 países.

O fabricante creditou o feito às capacidades da aeronave, amplamente demonstradas em muitas operações desafiadoras, graças ao seu projeto modular, que cresceram ao longo dos anos para atender aos requisitos dinâmicos do mercado, tanto em termos de características técnicas quanto de missões militares/civis.

"O Spartan incorpora a verdadeira essência do conceito de segurança nacional, provando ser a solução ideal para as operações das forças de defesa e contribuindo de forma vital para as tarefas de apoio à população e proteção civil”, disse Dario Marfè, Vice-Presidente Sênior de Negócios Comerciais, CSS&T e Programas Proprietários da Divisão de Aeronaves da Leonardo.

O êxito da aeronave a levou para uma nova versão, designada de C-27J Spartan Next Generation, que apresenta aviônicos e winglets de última geração, proporcionando maior eficiência e desempenho operacional aprimorado. 

Os aviônicos principais incluem um cockpit de vidro com cinco telas coloridas multifuncionais, um sistema de radar para missões de transporte tático e sistemas de comunicação avançados. A arquitetura do sistema garante a interoperabilidade com outras aeronaves de transporte e a adição de winglets aprimora ainda mais o desempenho aerodinâmico geral. O design destes inclui peças produzidas com a tecnologia de manufatura aditiva 3D.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/12/2023, às 08h53


Mais Notícias