AERO Magazine
Busca

Retrofit

Latam irá retomar modernização das aeronaves da frota

Airbus A320 e A321 vão passar por reconfiguração da cabine de passageiros


Centro de manutenção da Latam em São Carlos

Projeto de reconfiguração dos aviões está sendo feito em São Carlos, no interior paulista

A Latam retomou o plano de modernização e reconfiguração do interior se suas aeronaves, em um processo que deverá oferecer maior flexibilidade a bordo e exigiu investimentos de aproximadamente US$ 400 milhões (R$ 2,07 bilhões).

A unidade de manutenção da Latam em São Carlos (QSC), interior de São Paulo, é a responsável pelo processo de ‘retrofit’. Até o próximo mês de setembro ao menos trinta Airbus A320 da Latam Brasil terão recebido o novo interior.

Outras 44 unidades, de outras unidades da Latam, também passarão pelo processo, que demandou a contratação de oitenta pessoas, com a previsão de outras cem até o fim do ano. 

“A retomada do projeto de retrofit é um claro indício de que voltamos a competir de forma mais agressiva no mercado brasileiro, com um produto mais moderno e eficiente para os nossos clientes”, afirma Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Brasil.

O projeto havia sido anunciado em 2019, mas, por conta da pandemia, foi paralisado em março do ano seguinte, quando mais de quarenta aviões já haviam sido reconfigurados.

O processo exige a desmontagem completa da cabine, a troca das poltronas, lavatórios e galleys (cozinha do avião), além da adição de alguns reforços estruturais. É também instalado um ponto de alimentação de energia elétrica para cada poltrona, além de uma câmera de monitoramento durante pousos e decolagens.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 14/07/2021, às 08h00 - Atualizado às 16h17


Mais Notícias