AERO Magazine
Busca

Primeiro semestre

Latam amplia malha e cresce 23% no Brasil

Latam Brasil transportou 15,5 milhões de passageiros no primeiro semestre, alta de 23% na comparação anual


Latam Brasil possui 18 Airbus A320neo em sua frota - Guilherme Amancio
Latam Brasil possui 18 Airbus A320neo em sua frota - Guilherme Amancio

A Latam Brasil transportou 15,5 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2023, crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 12,6 milhões foram transportados.

No acumulado dos seis primeiros meses do ano, as operações brasileiras da Latam apresentaram alta de 18% na demanda medida em passageiros-quilômetro por assento (RPK), acompanhando aumento de 19% na oferta (ASK), em relação a 2022. 

A taxa média de ocupação considerando apenas os voos domésticos no mercado brasileiro no semestre foi de 77,9%, lixeira queda de 0,4 pontos percentuais frente um ano antes.

Segundo a Latam, "os resultados do primeiro semeste deste ano refletem uma operação sustebtável e o acerto da nossa estratégia de investir onde há demanda".

Após um robusto processo de reestruturação, motivado pelos efeitos da crise sanitária, a Latam ampliou sua capilaridade com a adição de voos regionais no mercado brasileiro.

A nova malha desenvolvida desde 2021 incluiu também os voos comercializados e operados em parceria firmada em maio com a Voepass.

Ao todo, a transportadora atende 67 destinos no país, sendo que 11 deles foram iniciados nos últimos dois anos, incluindo Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Vitória da Conquista, Petrolina, Presidente Prudente, Montes Claros, Juiz de Fora, Cascavel, Sinop, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Através do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, principal centro de conexões (hub) da Latam, clientes tem acesso aos 21 destinos internacionais da empresa. Em setembro, a empresa retoma seus serviços para para Joanesburgo, na África do Sul. 

Outra novidade neste trimestre são o início dos voos para Los Angeles, nos Estados Unidos. A ligação direta com São Paulo complementará as atuais rotas oferecidas pelo grupo na cidade norte-americana com destino a Santiago do Chile e Lima.

A rota é a primeira criada em parceria firmada com a Delta Air Lines. Atualmente, a companhia voa diarimente do país para Miami, Orlando, Nova York e Boston.

Ainda no segmento internacional, as subsidiárias no Chile e Peru passam a operar respectivamente nas rotas Belo Horizonte-Santiago e Foz do Iguaçu-Lima.

As companhias aéreas do grupo Latam transportaram 34 milhões de passageiros nos seis primeiros meses doa ano, 20,3% maior que o volume registrado um ano antes.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 18/07/2023, às 13h01


Mais Notícias