Em entrevista diretora da Latam afirma estudos para viabilizar voo direto entre Fortaleza e Lisboa
A Latam pretende aumentar sua rede internacional com a utilização do Airbus A321XLR. Entre as rotas estudadas está a ligação direta entre Fortaleza e Lisboa.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam, afirma que a companhia tem planos para oferecer novas rotas transatlânticas.
Aline diz que a operação na rota planejada entre a cidade cearense e a capital portuguesa necessita de aeronaves menores do que as utilizadas hoje pela transportadora, já que os Boeing 777 e 787 possuem os custos operacionais mais altos e não se encaixam na relação oferta e demanda.
"Hoje, fazer nordeste Europa é um desafio para nós, porque nenhum dos dois lados é um grande hub Latam. Então a relação custo/faturamento é um desafio, e o widebody (avião de fuselagem larga), que é o que nós temos hoje possui operação cara. Assim, precisaríamos de uma narrowbody muito eficiente, como o A321 XLR que receberemos em alguns anos", comenta a executiva da Latam em entrevista ao Diário do Nordeste.
Com autonomia de 7.400 quilômetros o A321XLR permitirá a Latam flexibilizar frequências em pares de cidades já atendidos e criar rotas de forma a tentar a demanda e capacidade necessária, mas com um consumo de combustível por voo até 38% menor do que uma aeronave de dois corredores, como o Boeing 767. Os A321XLR serão entregues a partir de 2025.
A Latam possui investimentos para mais de 100 aeronaves da família A320neo, incluindo pedidos para o A321XLR. A companhia iniciou 2023 com 16 A320neo em operação, e receberá 15 novas aeronaves da Airbus até o fim do ano, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela unidade brasileira do grupo.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 05/07/2023, às 10h43
+lidas