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Desempenho renovado

Kodiak 100 recebe retrofit que inclui nova hélice e aviônicos

Pacote opcional de retrofit oferece nova hélice pentapá e suíte de aviônicos Garmin 1000NXi para o Kodiak 100


Nova hélice pentapá reduz o ruído e distância de decolagem com peso máximo - Daher
Nova hélice pentapá reduz o ruído e distância de decolagem com peso máximo - Daher

A Daher anunciou que terá uma série de melhorias e atualizações para o Kodiak 100, incluindo uma hélice pentapá e a suíte de aviônicos Garmin NXi. A apresentação ocorreu durante o tradicional encontro de Sun ‘n Fun, que aconteceu na Flórida.

Uma das principais novidades é a opção de hélice pentapá produzida em material composto pela Hartzell, que é oferecida ao Kodiak 100 para aeronaves de novas de produção e como retrofit.

Uma das novidades é a redução nas emissões sonoras em todas as fases de voo. A questão do ruído é considerada importante, em especial na Europa, onde a autoridade europeia (EASA, na sigla em inglês) mantém limite de 78 dB(A) de emissão sonora em sobrevoo, enquanto a nova configuração gera ruído máximo de 77 dB(A).

Kodiak 100 com Garmin 1000 NXI
Suíte Garmin 1000 NXi é oferecida em pacote de melhoramento para o Kodiak 100

Outra vantagem é que com torque máximo a nova hélice de cinco pás gira a 2.000 rpm, ou seja, 200 rpm mais lenta do que a configuração atual da hélice de metal. Além disso, reduz a rolagem de decolagem em seis por cento quando com peso bruto máximo.

A Hartzell adequou a nova hélice para a aplicação no Kodiak 100 e incorporou a tecnologia Raptor, que a torna mais residente e leve. A nova hélice é 2,72 quilos mais leve que a versão atual da hélice de metal de quatro pás, e conta com 96 polegadas de diâmetro, com distância do solo de 19 polegadas, o que mantém a capacidade do Kodiak 100 de operar a partir pistas não preparadas.

“Como uma referência já reconhecida nas categorias STOL (decolagem e pouso curtos) e multimissão, o Kodiak 100 será ainda mais capaz e silencioso com a opção de hélice de cinco pás Hartzell”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior Presidente da Divisão de Aeronaves de Daher.

Outra novidade foi a opção de retrofit para a suíte de aviônicos Garmin 1000NXi, que oferece a tecnologia de monitoramento de pista SurfaceWatch, sobreposição de mapas geográficos no HSI (Horizontal Situation Indicator), conectividade sem fio do cockpit por meio do cartão de memória multimídia Flight Stream 510 e capacidade de aproximação visual para glidepaths acoplados ao piloto automático para mínimos selecionáveis. O pacote de atualização ainda traz o transponder GTX 345R e ADS-B In.

O pacote de modernização estará disponível na rede de revendedores Garmin, bem como instalações de manutenção operadas pela Daher em Sandpoint e Pompano Beach, nos Estados Unidos, além de Tarbes, na França. Em breve também deverá ser oferecida nos demais Centros de Serviço Autorizados Kodiak.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/04/2023, às 16h00


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