Subsidiária regional da KLM recebeu seu 18º Embraer 195-E2, consolidando reativação da frota em meio a forte demanda por voos
A KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM, iniciou hoje (15), os voos comerciais do seu 18º Embraer 195-E2. O avião matrícula PH-NXR, entregue no último domingo, cumpre o voo KL1203/4, entre Amsterdã e Stavanger, na Noruega.
A chegada do mais novo E195-E2, consolida a retomada das operações de todos os aviões do modelo pela KLM, após suspender os voos de mais da metade de sua frota no início do ano, "devido a problemas iniciais" nos motores.
Em resposta a AERO Magazine, a KLM diz que "temos trabalhado arduamente em soluções com a Pratt & Whitney e a Embraer nos últimos meses. Isso nos permite implantar todos os E2s novamente."
Além dos problemas técnicos, "as aeronaves ficaram paradas por mais tempo devido a problemas na cadeia de suprimentos global."
Em janeiro, apenas seis das então 14 aeronaves da compahia estavam em serviço. A inatividade do E2 estava relacionada ao desempenho dos PW1900.
Os motores da família de última geração Geared Turbo Fan (GTF), produzidos pela Pratt & Whitney, necessitavam de longas inspeções. Os problemas não afetaram a segurança de voo, mas a disponibilidade da frota.
A transportadora possui pedidos firmes para um total de 21 E195-E2, com direito de compra para mais 14 unidades. O jatos estão configurados para até 132 passageiros.
A frota da KLM Cityhopper é composta por 64 aeronaves da Embraer, sendo 17 E175, 30 E190 e 17 E195-E2.
Comunicado na íntegra da KLM enviado a AERO Magazine:
"A KLM Cityhopper suspendeu vários E2s devido a problemas iniciais nos novos motores. Temos trabalhado arduamente em soluções com a Pratt & Whitney e a Embraer nos últimos meses. Isso nos permite implantar todos os E2s novamente. Os problemas não afetaram a segurança de voo."
Por Wesley Lichmann
Publicado em 15/08/2023, às 13h35
+lidas