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King Air poderá receber novo piloto automático da Garmin

Garmin recebeu do FAA o certificado de tipo suplementar para o piloto automático GFC600 para o King Air


Sistema pode ser integrado com a suíte de aviônicos G600 e G600 TXi - Garmin
Sistema pode ser integrado com a suíte de aviônicos G600 e G600 TXi - Garmin

A Garmin recebeu da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, o certificado de tipo suplementar (STC, na sigla em inglês) para o piloto automático GFC 600 para instalação no King Air F90.

O novo piloto automático reduz a carga de trabalho e traz funções adicionais, como navegação vertical (VNAV) e indicador automático de desvio de curso (CDI), este funcional quando emparelhado com um navegador da série GTN, além de recursos aprimorados de arremetida, incluindo sequenciamento de aproximação perdida.

Outro diferencial do piloto automático GFC 600 é a integração com as suítes de aviônicos G600 e G600 TXi, e o sistema GI 275, assim como os navegadores das séries GTN e GTN Xi.

Também se destaca os servos de controle, reforçados e projetados para condições operacionais adversas, incluindo em climas úmidos e quentes, contando com motores DC sem escovas que exigem menor manutenção e oferecem melhor desempenho, quando comparado aos modelos se servos clássicos.

O sistema ainda tem capacidade de selecionar e acoplar vários tipos de aproximações por instrumento, como GPS, ILS, VOR e LOC. Quando instalado com os navegadores compatíveis o piloto automático permite o rastreamento mais suave de rota e aproximação. Além disso, o GFC 600 ainda oferece proteção contra perda ou excesso de velocidade, modo Yaw Damping, que minimiza as oscilações de guinada e ajuda a manter o voo coordenado. Por fim, o botão de Level Mode aciona automaticamente o piloto automático, restaurando o voo reto e nivelado.

Como recurso padrão, o sistema conta com o Electronic Stability and Protection (ESP), que funciona para auxiliar o piloto a manter o avião em condições de voo estabilizado. Funcionando de forma independente do piloto automático, o ESP funciona em segundo plano, em voo manual, auxiliando o piloto evitar atitudes inadvertidas e excesso de ângulo de inclinação, além de oferecer proteção de velocidade.

A instalação do GFC 600 no King Air F90 já está disponível em revendedores autorizados Garmin selecionados, mas ainda depende de certificação de demais autoridades.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/09/2023, às 13h30


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