Gulfstream G700 deverá ter velocidade e alcance superiores ao planejado inicialmente
O novo Gulfstream G700 deverá apresentar desempenho final e conforto ligeiramente superiores ao especificado em projeto. O avião obteve, durante os voos de ensaios, melhora na velocidade máxima, alcance e altitude de cabine.
Segundo a Gulfstream, o G700 passou a contar com alcance máximo de 7.750 milhas náuticas (14.353 quilômetros) voando a Mach 0,85 ou 6.650 nm (12.316 km) a Mach 0,90, uma melhora de 250 nm (463 km) em relação às projeções originais.
Outro destaque foi uma melhor velocidade operacional máxima, que passou para Mach 0.935 ante o original de Mach 0.925. Aliás, a velocidade máxima planejada se tornou a referência no segmento, com os principais modelos voando na mesma faixa.
Para os passageiros o grande diferencial será a altitude de cabine mais baixa da aviação de negócios, sendo reduzida para 2.840 pés (866 metros), quando voando a 41.000 pés. A redução na altitude de cabine deverá proporcionar mais conforto, especialmente em voos de longo e ultralongo alcance, onde a pressurização continua sendo um ponto importante no controle da fadiga.
O G700 é o primeiro avião de negócios da Gulfstream a ingressar na campanha de voos de certificação já sob as novas normas de regulamentação do FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos. Após os problemas relacionados ao 737 MAX, as autoridades realizaram uma série de mudanças no regulamento, tornando o processo ainda mais exigente e extenso.
“Estamos realizando um dos mais extensos programas de testes de voo, já que o G700 é a primeira aeronave executiva a receber a certificação da FAA após a aprovação da Lei de Certificação, Segurança e Responsabilidade de Aeronaves de 2020”, explicou Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Como resultado, entregaremos um avião extremamente maduro e rigorosamente testado, que superou as expectativas em velocidade, alcance e conforto de cabine”.
Os protótipos do G700 realizaram, até o momento, praticamente todas as fases de ensaios em voo. Os dois dos aviões, equipados com interior completo, realizaram um tour mundial, avaliando o comportamento dos sistemas destinados aos passageiros, incluindo validação da pressurização, ruído interno, entre outros. Além disso, permitiu que diversos potenciais clientes pudessem conhecer o novo avião, que se tornou o flagship da Gulfstream. Os cinco protótipos voaram 4.100 horas de teste e estabeleceram mais de 45 recordes de velocidade.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/09/2023, às 14h00
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