Instrutores da Embraer e militares da FAB de esquadrões que operam o KC-390 participaram do lançamento
O cargueiro multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na última quarta-feira (20), o primeiro lançamento de cargas pesadas por extração.
A missão contou com instrutores da Embraer e militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus e do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte - Esquadrão Gordo – duas unidades da FAB operantes do KC-390.
O avião destinado ao teste foi o FAB 2857 que decolou da base aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e se deslocou até a zona escolhida para o lançamento de uma carga de 1,5 tonelada.
O método de extração consiste na abertura da porta traseira do avião (conhecida como rampa), após isso, um paraquedas é acionado e este puxa a carga para fora da aeronave. O segundo passo, já em queda livre, é o acionamento de um grande paraquedas de frenagem que conduz a carga até o solo.
No teste em questão foi empregado o sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente – basicamente ele calcula o ponto ideal para lançar a carga com maior precisão,no caso foi de 40 metros do alvo.É importante ressaltar que todo o manuseio e lançamento de carga em voo é totalmente automatizado no avão brasileiro.
"A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, concluiu Daniel Souza, chefe e major da sessão de operações do 1º GTT.
A FAB conta hoje com cinco unidades do KC-390, sendo três sediadas em Anápolis, Goiás (Esquadrão Zeus), e duas no Rio de Janeiro (Esquadrão Gordo). Ao todo, os militares terão à disposição 22 aeronaves.
Por André Magalhães
Publicado em 27/04/2022, às 15h30
+lidas