Esta versão do F-16 é a mais atualizada do mercado e já foi adquirida pela Bulgária e Eslováquia
A Jordânia irá compra de oito modernos caças F-16 Block 70, diretamente fabricante norte-americano Lockheed Martin. A confirmação do pedido amplia as vendas da versão mais moderna do F-16, que adicionou uma série de capacidades ao caça.
"Esta aquisição do F-16 reflete mais de 70 anos de cooperação dos EUA e décadas de parceria com a Lockheed Martin”, diz Aimee Burnett, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios do Integrated Fighter Group.
Os aviões jordanianos serão produzidos na unidade de Greenville, no estado da Carolina do Sul.
“Nossa parceria histórica com a Jordânia fortalece a segurança regional e ajuda a proteger os cidadãos por meio de tecnologias de segurança do século XXI que apoiam missões críticas hoje e no futuro", concluiu Burnett.
O F-16 Block 70 é a versão mais atual do avião, que recebeu uma série de melhorias, sendo o maior destaqu o moderno radar AESA APG-83, que fornece aos pilotos recursos semelhantes aos existentes nos caças quinta geração, como o F-35, podendo varrer e travar em uma série de alvos simultaneamente.
A Força Aérea Real da Jordânia opera atualmente com uma frota de 44 caças F-16A, que poderão futuramente sere, substituído pelos F-16 Block 70.
Por André Magalhães
Publicado em 17/06/2022, às 09h25
+lidas