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JetSmart recebeu o seu primeiro Airbus A321neo

JetSmart recebeu seu primeiro A321neo diretamente da fábrica da Airbus


Com a chegada desta aeronave, a JetSmart se torna a operadora com maior densidade para o modelo - Airbus/Divulgação
Com a chegada desta aeronave, a JetSmart se torna a operadora com maior densidade para o modelo - Airbus/Divulgação

A low-cost chilena JetSmart recebeu o seu primeiro Airbus A321neo hoje (29), nas instalações do fabricante no aeroporto de Finkenwerder (XFW), em Hamburgo, na Alemanha. 

Durante a manhã, a aeronave empreendeu sua viagem. A rota, que levará 3 dias para chegar à sua nova base, em Santiago (SCL), usará os aeroportos de Gander, no Canadá (YXQ), e Tocumén, no Panamá (PTY), como escala para reabastecimento e descanso da tripulação. 

Cabe destacar que a Jet Smart faz o voo de entrega pelo Pólo Norte, pois suas aeronaves não estão equipadas com rádios HF de alta frequência, que permitem que as aeronaves se comuniquem com a terra durante as travessias oceânicas.

O novo A321neo da JetSmart, registrado como CC-AWT, poderá transportar 244 passageiros. Esta é a configuração de ultra-alta densidade. Por conta disso, a aeronave possui uma terceira porta na seção central da fuselagem, logo acima das asas. Esta porta adicional é complementada pelas duas saídas de emergência que a aeronave dispõe para evacuação.

A companhia aérea encomendou um total de 47 aeronaves deste modelo e mais 14 unidades do modelo XLR (Ultra Long Range), que chegarão somente após meados de 2025. Os A321neo padrão não possuem tanques de combustível adicionais, por isso, são um pouco mais curtos no alcance, mas ganham lucro nos porões de carga.

Com a chegada desta nova aeronave, a JetSmart compensará a redução de oferta que está experimentando ao iniciar as operações no Peru ao ter que ceder algumas aeronaves à referida subsidiária. Espera-se também que com a chegada dos próximos Airbus que estão em processo de fabricação, a ultra low-cost chilena transfira seu A320ceo para a subsidiária argentina, o que aumentará o número da frota da referida subsidiária para 11 aeronaves.

Um marco que marca a chegada desta aeronave à operadora chilena é que ela se torna a operadora do A321neo com maior densidade da América Latina, com capacidade para 244 passageiros, seguida pela Volaris e pela Viva Aerobus, para até 240 passageiros, e sua rival Sky Airline, configurada para até 238 passageiros.

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Martín Romero
Publicado em 29/07/2022, às 18h52


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