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Slots comercialmente inviáveis

Jetblue assegura direitos operacionais em Amsterdã

Slots concedidos pelo governo holandês são comercialmente inviáveis, Jetblue garantiu direitos operacionais apenas para a alta temporada de verão europeia


Jetblue possui encomenda para 14 aeronaves A321LR, companhia segue sua expansão internacional - Divulgação
Jetblue possui encomenda para 14 aeronaves A321LR, companhia segue sua expansão internacional - Divulgação

A Jetblue assegurou o direito de pousos e decolagens (slots) no aeroporto de Schiphol, de Amsterdã. A autorização permite a companhia aérea norte-americana operar voos de Boston e Nova York para a capital holandesa, dando continuidade ao seu plano de expansão internacional.

Os slots foram assegurados depois da Jetblue registrar uma reclamação sobre as repetidas rejeições do governo holandês referentes aos direitos operacionais no principal aeroporto do país.

O pedido foi reforçado depois que a transportadora protocolou solicitação ao Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) para que forçasse a KLM a desistir de alguns pares de slots, argumentando que a parceria entre a empresa holandesa e a Delta Air Lines detinha o monópolio nas rotas solicitadas.

Por sua vez, a negativa do governo holandês protege a iniciativa de redução nas emissões de poluentes, que determina a redução de até 12% no volume anual de voos em Schiphol. O aeroporto inclusive foi acionado por moradores na Justiça.

Comercialmente inviáveis

A Jetblue recebeu os slots anteriormente utilizados pela Flybe, que entrou em processo de insolvência.

Os direitos de pouso e decolagem permitem a operação de voos apenas durante a alta temporada do verão europeu, que compreende os meses entre abril e outubro deste ano, ou seja, a companhia só poderia oferecer seus produtos de forma sazonal e dado a proximidade os voos teriam que ser lançados nas próximas semanas.

Outro questionamento é se a Jetblue seria capaz de garantir slots para o longo do ano, oferecendo um produto regular, além de sazonais, os horários não são competitivos.

Com 14 aeronaves A321LR encomendadas, o desafio da Jetblue no mercado europeu é garantir slots viáveis nos principais aeroportos do continente.

Operando atualmente nas rotas entre Nova York e Londres e Boston-Londres, de forma gradual a norte-americana assegurou sua posição no disputado aeroporto de Heathrow e também em Gatwick, segundo maior terminal aéreo da Inglaterra, que concentra um grande volume de passageiros no segmento leisure, ou seja, viagens a lazer ou férias.

A transportadora também garantiu direitos no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. A nova ligação anunciada em março, será iniciada no próximo dia 29 de junho.

Com a indisponibilidade de slots em Amsterdã, a Jetblue terá que desenvolver uma nova abordagem para garantir a abertura de uma nova base europeia, o principal entrave na estratégia internacional da companhia com sede em Nova York, será viabilizar seus direitos de pouso e decolagem do outro lado do Atlântico.

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Por Wesley Lichmann
Publicado em 24/03/2023, às 15h35


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