Desde julho de 2006, seis de um total de nove aeronaves foram jatos de negócios
O sistema de frenagem de emergência EMAS, instalado nos finais de pista de alguns aeroportos se baseia em um piso menos resistente que se rompe com o peso do avião, frenando-o com grande eficiência e segurança. EMAS é a sigla de Engineered Materials Arresting Systems (Sistema de Frenagem com Materiais de Engenharia).
Dos nove incidentes com ação do EMAS ocorridos desde julho de 2006, seis envolveram jatos de negócios. Em 18 anos, só 12 frenagens com o EMAS foram registradas nos EUA.
Um Dassault Falcon 900 foi o primeiro jato de negócios a se valer do EMAS em julho de 2006, na Carolina. Foi seguido por um Gulfstream GIV em outubro de 2010, em New Jersey; um Cessna Citation II em novembro de 2011, na Florida; um Citation 680 em outubro de 2013, na Florida; um Dassault Falcon 20 em janeiro de 2016, em Chicago; e um Citation 500 em abril de 2017, na Califórnia.
Uma instalação EMAS pode frear aeronaves com velocidades de até 130 km/h. No momento, existem 106 finais de pista com instalações EMAS em 67 aeroportos nos Estados Unidos. A FAA pretende instalar mais sete sistemas até o final do ano.
Por Ernesto Klotzel
Publicado em 18/05/2017, às 15h27 - Atualizado às 15h53
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