AERO Magazine
Busca

Sistema de transporte

É Airbus, voa, mas não é um avião

O pioneiro e conceitual Pop.Up foi apresentado durante o 87º Salão Internacional de Automóveis em Genebra


Durante a edição do 87º Salão Internacional de Automóveis em Genebra, Italdesign e Airbus apresentam o Pop.Up, o primeiro sistema conceitual de transporte modular, totalmente elétrico e com zero emissões, projetado para descongestionar o tráfego nas grandes cidades. O Pop.Up foi concebido como um sistema modular para o transporte multimodal que utiliza tanto o espaço aéreo quanto o terrestre.

Este conceito que agora já é realidade é resultado de uma ideia em conjunto entre Italdesign e Airbus, que pretendiam superar os desafios que envolvem a mobilidade nas grandes cidades por meio de uma solução que resultasse em uma maior acessibilidade para a maioria da população, um dos maiores problemas para os passageiros nas grandes cidades do mundo. Com a previsão de um grande aumento dos congestionamentos até 2030, ambas empresas decidiram combinar seus conhecimentos técnicos de engenharia para encontrar a melhor forma de desenvolver um sistema de mobilidade urbana sustentável, modular e multimodal.


Assim surgiu o conceito Pop.Up, que é composto por três elementos:

  • Uma plataforma de inteligência artificial que, a partir dos conhecimentos do usuário, gerencia as questões mais complexas das viagens oferecendo cenários de usos alternativos e garantindo uma viagem sem interrupções.
  • Um veículo em forma de cápsula projetado para ser acoplado a dois módulos de propulsão elétrica independentes (o módulo terrestre e o módulo aéreo). A cápsula Pop.Up também pode se integrar a outros meios de transporte público (trens ou hyperloops, por exemplo).
  • Um módulo de interface que se comunica com os usuários em um ambiente totalmente virtual.

O sistema Pop.Up pretende fazer com que os passageiros ganhem tempo graças a uma nova forma flexível, comum e adaptável de se mover entre as cidades, que introduz um novo conceito de sistema de transporte focado nos usuários.

O veículo Pop.Up combina a flexibilidade de um veículo terrestre pequeno de dois assentos com toda a liberdade e velocidade de um veículo aéreo, com decolagens e aterrissagens verticais, juntando as esferas aeroespacial e automobilística.

O modus operandi do Pop.Up é simples: os passageiros planejam seu trajeto e reservam a viagem por meio de um aplicativo fácil de usar. Automaticamente, o sistema sugere a melhor opção de transporte – de acordo com os conhecimentos do usuário, os horários, o congestionamento do tráfego, custos e a demanda por veículos compartilhados – juntando o módulo aéreo, terrestre e outros meios de transporte à cápsula do passageiro, segundo suas preferências e necessidades.

O elemento essencial deste conceito é a cápsula, que foi especialmente projetada para acomodar os passageiros. Essa cabine de fibra de carbono e tecnologia de ponta mede 2,6 metros de largura, 1,4 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro. Acoplada ao módulo terrestre, a cápsula se transforma por si só em um carro de passeio que conta com um chassi de fibra de carbono e é carregado por uma bateria.

Para viagens nas grandes cidades onde existem grandes congestionamentos, a cápsula se desconecta do módulo terrestre e é carregada pelo módulo aéreo de 5 por 4,4 metros impulsionado por oito motores rotativos. Nesta configuração, o Pop.Up se transforma em um veículo aéreo urbano com piloto automático que aproveita a terceira dimensão para chegar do ponto A ao B de uma forma eficiente, enquanto evita congestionamentos no solo.

Quando os passageiros chegarem a seu destino, os módulos aéreo e terrestre e a cápsula voltarão sozinhos às estações de recarga para esperar os próximos clientes.

Devido à possibilidade de combinar a cápsula com outros meios de transporte, o Pop.Up oferece uma experiência de viagem sem interrupções. O usuário pode permanecer durante toda a viagem dentro da mesma cápsula sem ter que se preocupar em trocar de meios de transporte, podendo aproveitar todo o tempo de viagem, graças a interação em tempo real entre a cápsula, o ambiente urbano e comunidades.

Airbus, líder do setor aeroespacial, aproveita seus amplos conhecimentos técnicos para desenvolver ativamente diferentes conceitos inovadores que contribuirão para o descongestionamento do tráfego urbano. “Não há dúvida que adicionar a terceira dimensão às redes de transporte multimodais sem interrupções melhorará a forma com que vivemos e como nos deslocamos de um ponto ao outro”, afirmou Mathias Thomsen, gerente da Urban Air Mobility na Airbus, no momento da apresentação. “Projetar e aplicar corretamente soluções que servirão tanto para o espaço aéreo quanto para o terrestre exige uma reflexão em conjunto entre os setores aeroespacial e automobilístico, assim como uma estreita colaboração com os órgãos locais do governo para desenvolver as infraestruturas e quadros regulatórios necessários. Italdesign, com seu grande histórico de projetos excepcionais de veículos, é um sócio muito valioso para a Airbus no marco desse projeto exclusivo e conceitual”.

“Italdesign é uma empresa criada para prestar serviços e oferecer soluções de mobilidade as partes interessadas em todo o mundo. A busca por soluções de última geração está profundamente inserida em nosso DNA”, afirma Jörg Astalosch, CEO da Italdesign. “Atualmente, os veículos fazem parte de um ecossistema muito mais amplo: se quisermos projetar um veículo urbano do futuro, o carro tradicional não pode ser a única solução para as grandes cidades. Também é necessário pensar nas infraestruturas sustentáveis e inteligentes, nos aplicativos, na integração, nos sistemas de alimentação, no planejamento urbano, nos aspectos sociais, entre muitos outros assuntos. Nos próximos anos, o transporte terrestre avançará para um próximo nível e, além de ser comum, autônomo e conectado, passará também a ser multimodal e usará também a terceira dimensão”, continua Astalosch. “Na Airbus, empresa líder no setor aeroespacial, encontramos um sócio ideal que compartilha nossa visão moderna sobre o futuro nas grandes cidades para desenvolver uma ideia multimodal e sustentável de transporte”, conclui.

Redação
Publicado em 07/03/2017, às 20h35 - Atualizado em 13/03/2017, às 21h29


Mais Notícias