AERO Magazine
Busca

Localização estratégica versus poucas posições de estacionamento

Infraero suspende licitação de área no Campo de Marte

Adiamento foi necessário para que as empresas interessadas tenham mais tempo para avaliar o projeto e apresentar suas propostas


A Infraero adiou a licitação de concessão de área para um terminal de cargas no Aeroporto Campo de Marte (SP), marcada para esta terça-feira. De acordo com a estatal, o adiamento foi necessário para que as empresas interessadas tenham mais tempo para avaliar o projeto e apresentar suas propostas.

A permissão prevê a exploração comercial do complexo e operação das atividades de armazenagem e movimentação de cargas por 10 anos, com lance mínimo mensal de R$ 60 mil e preço básico inicial de R$ 100 mil.

A área dispõe de 4.384 m², conta com um pátio de estacionamento de aeronaves com 22 posições, dedicadas a aeronaves de pequeno porte, como o Cessna Caravan, que possui três posições de estacionamento. As demais 19 posições são limitadas às aeronaves de menor porte, como Cessna 172. Com o adiamento do processo, a Infraero poderá ser revisar o mapa das posições de estacionamento, podendo atender um maior número de aviões como o Caravan.

A iniciativa de repassar a iniciativa privada a operação do terminal faz parte do novo posicionamento estratégico da estatal, que prevê a exploração comercial de áreas situadas em alguns de seus aeroportos para o segmento logístico.

Por se tratar de uma concessão sem obrigatoriedade de investimentos, o vencedor deverá arcar com eventuais adequações estruturais e futuras ampliações mediante autorização da Infraero. A empresa ganhadora também terá liberdade de escolher produtos e serviços mais aderentes à sua realidade mercadológica, sem uma predefinição ou enquadramento prévio da estatal.

Caso necessário, o concessionário poderá solicitar à Receita Federal o alfandegamento da área para operação de cargas internacionais, atendendo aos requisitos legais exigidos e respeitando a capacidade operacional e segurança da aviação.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/04/2018, às 15h00 - Atualizado às 15h24


Mais Notícias