AERO Magazine
Busca

Aeroportos

Infraero assina contrato para obras no Aeroporto de Paranavaí

A Infraero investirá R$ 30 milhões na ampliação e modernização do aeroporto de Paranavaí


As melhorias incluem novo estacionamento, balizamento noturno e reforço na sinalização - Prefeitura de Paranavaí/Divulgação
As melhorias incluem novo estacionamento, balizamento noturno e reforço na sinalização - Prefeitura de Paranavaí/Divulgação

O aeroporto regional de Paranavaí, no Paraná, receberá uma ampla modernização. O contrato para o início das obras foi assinado nesta quinta-feira (13), em solenidade com a presença do presidente da Infraero, Rogério Barzellay.

O projeto inclui a construção de um novo terminal de passageiros e um novo estacionamento de veículos, com investimento estimado em R$ 30 milhões. A Infraero prevê a conclusão das obras até o fim do ano.

O novo terminal contará com uma estrutura moderna e confortável, ocupando uma área de 713 m² e com capacidade para atender até 200 mil passageiros por ano. O embarque e o desembarque serão realizados em fluxos separados, proporcionando mais organização e segurança. O estacionamento, localizado em frente ao terminal, contará com 27 vagas.

O pacote de melhorias também inclui a implantação do sistema de balizamento noturno, nova sinalização vertical da pista, construção de um muro patrimonial e de uma via de inspeção, além da instalação de farol de aeródromo e biruta iluminada. Será feita ainda a regularização da RESA (Área de Segurança de Fim de Pista) e da faixa preparada da pista.

O pátio de aeronaves e a pista de pouso e decolagem também receberão nova sinalização horizontal. Além disso, aguarda-se a conclusão do processo de homologação do PAPI (Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), cuja instalação já foi finalizada.

O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, destacou que a qualificação do aeroporto de Paranavaí faz parte do compromisso do Governo Federal, via Ministério de Portos e Aeroportos e Infraero, no desenvolvimento da aviação regional. “Iremos garantir uma infraestrutura aeroportuária aprimorada com vistas a atender à crescente demanda e aumentar a segurança e a capacidade operacional do aeroporto, permitindo que possa receber voos diurnos e noturnos e com aeronaves de maior porte”, disse Barzellay.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 13/03/2025, às 14h58


Mais Notícias