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Honeywell pesquisa controles do cérebro e de voz para futuros cockpits

As novas tecnologias avançadas podem controlar as manobras básicas de voo


A Honeywell Aerospace está pesquisando uma variedade de tecnologias avançadas de sensores de ondas cerebrais que podem controlar as manobras básicas de voo. Existem equipamentos de reconhecimento de voz e avanços no setor da visão sintética para criar um ambiente no cockpit onde o piloto possa recorrer uma variedade de recursos para concluir sua missão. As opções precisam ser intuitivas e de fácil compreensão para que seja possível projetar a modalidade à altura da missão.

Um bom exemplo são as telas de monitores touchscreen, um avanço bem-vindo, mas que pode se tornar difícil de operar em voos em meio às turbulências. Quando as mãos estão ocupadas, recursos como o reconhecimento de voz podem se tornar uma boa opção.

Um dos estudos mais abrangentes na Honeywell é o da demonstração da neurotecnologia, ou controle neural, em tempo real em um simulador de voo e no King Air da empresa. Em ambos, o input de sinais comandou funções básicas de controle, como arfagem e rolamento.

Nas demonstrações, foi utilizado um capacete com sensores em seu interior capazes de detectar impulsos elétricos no cérebro, enviando-os ao sistema de aviônicos. Neste teste, o operador olha para nove direções apontadas por setas, como “para cima”, “para baixo” e “para direita”, focando um só dos comandos, o que envia sinais para o simulador ou para o King Air.

Os estudos e pesquisas da Honeywell também podem abrir valiosas possibilidades para o estudo de fatores humanos, como a resposta do cérebro diante de uma perda de controle durante um treinamento, ou realização de ações básicas no cockpit, como consultar determinado mapa. As tecnologias vão além do setor aeroespacial, elas também podem servir para indicar as funções do cérebro de uma pessoa após um derrame ou quimioterapia, por exemplo.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 07/07/2016, às 12h04 - Atualizado às 12h31


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