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Helicóptero CH-53K transportou um F-35C

Um CH-53K, o novo helicóptero pesado dos Estados Unidos, levantou e transportou em voo um F-35C durante testes de certificação


Novo helicóptero está em certificação para operações de transporte pesado - Marinha dos EUA/ Kyra Helwick
Novo helicóptero está em certificação para operações de transporte pesado - Marinha dos EUA/ Kyra Helwick

Um caça de quinta geração F-35 foi içado em voo durante uma fase da campanha de validação e certificação da capacidade de carga externa do helicóptero CH-53K King Stallion, dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (Marines, em inglês).

A manobra foi realizada em dezembro de 2022, em Patuxent River, estado de Maryland, mas apenas agora as imagens foram divulgadas.

A aeronave içada é um caça F-35C que foi usado na campanha de ensaios e testes pelo Integrated Test Force (ITF) realizou, entre 2010 e 2016, um total de 450 voos, acumulando um total de 750 horas no ar. Após a fase de ensaios, os seus sistemas de missão, pontas das asas, motor e demais equipamentos foram retirados do protótipo, que ficou particalmente incompleto. O modelo foi escolhido para o voo sob o CH-53K King Stallion por seu peso atual, próximo dos 10.000 quilos.

Em setembro de 2021, um CH-53K realizou a primeira missão operacional levantando no gancho externo um helicóptero MH-60S Knighthawk da Marinha dos Estados Unidos. O helicóptero, que pesava aproximadamente 6.800 quilos, foi içado do topo de uma montanha de 12.000 pés (3.600 metros) na Califórnia e transportada com sucesso para Fallon, em Nevada, distante 37 quilômetros.

O CH-53K King Stallion é o novo helicóptero pesado dos Marines e substituirá o CH-53E Super Stallion nas missões de transporte de cargas e pessoal.

Atualmente o CH-53K está atualmente liberado transportar cargas externas com até 12.200 quilos, mas deverá ser certificado para operar, em condição de calor, com até 16.300 quilos, quase três vezes mais que seu antecessor, o CH-53E.

Outro destaque do helicóptero é a tecnologia embarcada, como o fly-by-wire, que reduz carga de trabalho do piloto, e ainda contribui para maior estabilidade da aeronave e segurança geral.

“Ele [ CH-53K] continua a provar seu valor no apoio às operações do Corpo de Fuzileiros Navais transportando equipamentos que nenhuma outra plataforma de asa rotativa pode levantar", disse Kate Fleeger, coronel e gerente do programa de cargas pesadas por helicópteros.

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Por André Magalhães
Publicado em 25/01/2023, às 11h10


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