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Novas pás

Helicóptero Bell 206B com pás de compósitos realiza o primeiro voo

Fabricadas pela Van Horn para o modelo JetRanger


O primeiro helicóptero Bell 206 Jet Ranger a voar com pás do rotor principal fabricadas com material compósito voou recentemente na Austrália. As novas pás são resultado da colaboração entre a Heliwest (um Centro de Assistência da Bell), Aeronautical Accessories, subsidiária Bell e a Van Horn Aviation dos EUA, que assistiram a Australasian Jet de Melbourne na instalação, testes de solo e voos do aeroporto de Essendon.

Certificado pela FAA em fevereiro de 2016, o rotor principal VHA 206B do Bell JetRanger apresenta revestimento e longarinas de fibra de carbono, um eficiente aerofólio NASA de fluxo laminar, pontas de pás afiladas e uma combinação de proteções contra a erosão e incidência de raios, compostas por lâminas de aço inoxidável e níquel que se estendem ao longo de cada pá. Como as pás de compósitos são mais rígidas que as originais, de metal, a primeira impressão dos pilotos é que a aeronave “responde melhor aos controles com uma redução na ação dos pilotos”. 

O fabricante acha que a inovação terá a mesma acolhida das pás VHA 206 do rotor de cauda. A VHA espera uma certificação para as pás do rotor principal do Bell 206L LongRanger para o final de 2017, com uma vida  útil de 20.000 horas, quatro vezes a das pás originais.

por Ernesto Klotzel
Publicado em 20/03/2017, às 20h09 - Atualizado às 20h21


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