O grupo Comporte, fundador da Gol Linhas Aéreas, controlará a linha de trem que atende o aeroporto de Guarulhos por 25 anos
O grupo Comporte, fundador da Gol Linhas Aéreas, foi o vencedor do leilão de concessão da Linha 13-Jade, que possui um serviço expresso do aeroporto de Guarulhos (GRU) para a região central de São Paulo.
O certame aconteceu na tarde desta sexta-feira (28), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O grupo, que teve como única concorrente a CCR, também irá controlar a Linha 12-Safira, que permite transferência com a Linha 13-Jade, na estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste da capital paulista, além da Linha 11-Coral.
O contrato de concessão prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos. Nele, também está incluída uma nova parada, no serviço expresso, na futura estação Gabriela Mistral, também na Zona Leste, que permitirá transferências para a também futura expansão da Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.
MARTELO OFICIALMENTE BATIDO 🔨
— Governo de S. Paulo (@governosp) March 28, 2025
O grupo Comporte Participações SA ficará responsável pelo Lote Alto Tietê, que inclui as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. O projeto prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo dos próximos 25 anos. As melhorias serão operacionais,… pic.twitter.com/Fj1sczlYYs
Desde 2018, é possível acessar o aeroporto internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, através dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, por meio de dois tipos de serviços disponíveis.
Um deles é o Expresso Aeroporto, com partidas de hora em hora das estações Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista, e Aeroporto-Guarulhos, das 5h à 0h. Os trens fazem parada nas estações Luz e Guarulhos-Cecap, porém, no sentido contrário, há uma parada adicional na estação Brás. O tempo médio de viagem é de 35 minutos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/03/2025, às 17h55
+lidas