AERO Magazine
Busca

Atlas e Grifos

Gripen realiza voo de reabastecimento com o A400M

Suécia e Alemanha pretendem ampliar disponibilidade operacional de seus meios militares


A400M e Gripen C

Gripen realizará uma série de voos de reabastecimento com o A400M

A Suécia conduziu uma série de testes de reabastecimento aéreo entre o caça JAS39 Gripen D e o avião-tanque A400M. O ensaio foi conduzido pela Administração de material de Defesa (FMV) da Suécia, em parceria com a força aérea alemã, está última a operadora da aeronave de reabastecimento.

O objetivo é validar o reabastecimento entre o A400M e a família Gripen, ampliando as opções de cooperação europeia. Um dos entraves das forças armadas do continente é a falta de reabastecedores aptos a atender a diversificada frota de caças operado pelos países da região, exigindo assim a presença constantes de aeronaves dos Estados Unidos.

“Há muito tempo temos uma capacidade limitada de reabastecimento aéreo na Europa, neste caso, os alemães querem demonstrar que contribuem para reduzir a necessidade de aviões americanos de reabastecimento”, comentou Joakim Hamilton, do FMV.

O A400M é operado por diversos países europeus, ampliando assim o conceito de doutrina padronizada e reduzindo os custos gerais de emprego.

Os ensaios serão conduzidos pelo esquadrão F21, baseado em Luleå, ao longo das próximas duas semanas, com um total de sete voos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/09/2021, às 12h00 - Atualizado às 15h02


Mais Notícias