AERO Magazine
Busca

Vitima do coronavírus

Com pandemia futuro do A380 na Air France se torna incerto

Companhia poderá antecipar aposentadoria do Super Jumbo originalmente prevista para 2022


Frota de nove A380 da Air France poderá não retornar a operação regular após efeito do Covid-19

Após retirar de serviço o seu primeiro A380 no início do ano, a Air France está planejando a aposentadoria do restante da sua frota do Super Jumbo. A empresa francesa já trabalhava no plano de substituição da frota do modelo, mas deverá acelerar o processo após a pandemia do COVID-19.

Em breve comunicado, Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM, afirmou que a companhia irá aposentar o restante da frota em breve. Originalmente a previsão era retirar o último A380 de serviço em meados de 2022.

LEIA TAMBÉM

Ainda que os nove A380 da Air France tenham menos de dez anos de uso, o modelo está sendo considerado obsoleto pelo setor aéreo. Nos bastidores comenta-se que os executivos da empresa francesa não estão mais satisfeitos com o desempenho do avião, considerado muito grande e caro para a companhia.

Seu enorme porte e os quatro motores o tornaram pouco econômico na maioria das rotas, exigindo ainda uma infraestrutura de suporte de solo superior a necessária para aviões menores, como os Airbus A350 e Boeing 777.

Mesmo sem oficializar uma data para a aposentadoria dos A380, é possível que os aviões não retornem à operação após a normalização do transporte aéreo, previsto para o terceiro trimestre de 2020.

Recentemente a KLM, que faz parte do mesmo grupo, retirou de serviço seu último Boeing 747-400, que mesmo popular em diversas rotas passou a ter uma operação onerosa, especialmente por sua idade elevada, gerando maiores custos de manutenção.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 16/04/2020, às 17h00 - Atualizado às 19h43


Mais Notícias