AERO Magazine
Busca

Próximo na Nasa e da Embraer

Futuro avião supersônico AS2 deverá ser produzido na Flórida

Aerion anunciou mudança da sede para Melbourne, com futura fábrica sendo vizinha da Embraer Executive Jets


Expectativa é que o supersônico Aerion AS2 possa entrar em serviço em meados da próxima década

Com a promessa de viabilizar ainda na próxima década um avião supersônico civil, a Aerion continua trabalhando em sua reorganização para poder completar seu ambicioso projeto. A empresa anunciou que vai mudar sua sede para Melbourne, na Flórida, deixando as instalações em Nevada, no meio-oeste dos Estados Unidos.

A nova sede será em anexo a planta industrial que será construída para a produção do AS2, o jato de negócios supersônico da Aerion, que deverá começar a ser montado em 2023. A startup de jatos de negócios supersônicos escolheu o mesmo aeroporto onde, desde 2008, a Embraer Executive Jets possui uma linha de montagem final para os jatos leves Phenom.

LEIA TAMBÉM

As instalações deverão ter investimentos na ordem de US$ 300 milhões, em uma área anexa ao aeroporto internacional de Melbourne (MLB). A inauguração do chamado Aerion Park será ainda este ano e abrigará um avançado campus integrado para pesquisa, projeto, construção e manutenção do AS2.

A empresa optou por mudar a sede para Melbourne após um estudo indicar que o aeroporto se enquadra em algumas exigências do projeto do AS2, incluindo uma pista que permite realizar voos de ensaio, especialmente de decolagem abortada, infraestrutura rodoviária nos arredores e proximidade com o mar. Este último item é considerado fundamental para os ensaios do AS2, visto que ele não poderá quebrar a barreira do som sobre o continente.

A expectativa é que o Aerion Park também atraia os principais fornecedores aeroespaciais do ecossistema supersônico para realizar negócios na Flórida, trazendo oportunidades para desenvolvedores, cientistas, engenheiros e construtores de aeronaves. O estado é famoso por abrigar grande parte da engenharia aeroespacial dos Estados Unidos, sendo inclusive o lar da principal base espacial do país, localizada no Cabo Canaveral, que inclui centros de lançamento da Nasa e da força aérea.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 29/04/2020, às 14h30 - Atualizado às 15h18


Mais Notícias