AERO Magazine
Busca

Empresa do arco-íris

Fundação da Transbrasil completou 70 anos

A fundação da Transbrasil, a simpática companhia aérea brasileira que existiu até 2001, completou sete décadas


Mais de cem aeronaves passaram pela companhia aérea, incluindo o Boeing 767-200 (foto) - Christian Volpati
Mais de cem aeronaves passaram pela companhia aérea, incluindo o Boeing 767-200 (foto) - Christian Volpati

A fundação da Transbrasil, pelo empresário Omar Fontana, completou setenta anos no último domingo (5). A empresa aérea começou como uma subsidiária do frigorífico catarinense Sadia, inicialmente destinada apenas ao transporte de carne fresca para São Paulo.

A sede inicial da Sadia Transportes Aéreos localizava-se no aeroporto de Concórdia (CCI), no interior de Santa Catarina. O primeiro voo foi realizado em 16 de março de 1956, com um Douglas DC-3. No ano seguinte, a empresa firmou uma parceria com a Real Transportes Aéreos, que lhe permitiu ingressar com sucesso no mercado de transporte de passageiros. O acordo vigorou até 1961, quando o consórcio Real Aerovias Nacional foi absorvido pela Varig.

Ainda assim, em 1962, a Sadia Transportes Aéreos adquiriu a Transportes Aéreos Salvador (Tassa) e também introduziu o primeiro de nove Handley Page Dart Herald. O avião permitiu ampliar a capacidade de transporte, além de modernizar a frota.

Em 17 de setembro de 1970, a companhia incorporou os jatos britânicos BAC 1-11 (leia-se One-Eleven), marcando sua entrada na era dos aviões a jato. Na ocasião, o avião foi chamado de "Jatão" pela propaganda da Sadia. Apenas dois anos depois, a empresa foi renomeada como Transbrasil S/A Linhas Aéreas, dando início a um programa de renovação de frota, com a entrada do Boeing 727, que contou com mais de vinte unidades em operação até o fim da década de 1980.

Em 1983, a Transbrasil foi pioneira no Brasil ao receber os primeiros Boeing 767-200, ampliando sua capacidade e permitindo, na sequência, disputar o mercado internacional. Inicialmente, a aeronave foi utilizada em voos charter e, posteriormente, em rotas regulares conectando países da América do Sul, Estados Unidos, Áustria, Reino Unido e Portugal.

Durante seu auge, a Transbrasil chegou a ser a segunda maior companhia aérea do Brasil, ficando atrás apenas da Varig, líder absoluta do mercado brasileiro na época. Porém, erros administrativos, problemas estruturais no país, congelamento de tarifas e alta nos custos fizeram a empresa chegar aos anos 1990 bastante impactada. No final da década, a Tam (atual Latam) havia superado a Transbrasil, e o surgimento de novas empresas, como a Gol Linhas Aéreas, decretou o fim da companhia.

Em 3 de dezembro de 2001, as operações da Transbrasil foram suspensas de forma definitiva. Dois anos depois, a Justiça decretou a falência da empresa, encerrando suas atividades de forma definitiva.

O fundador, Omar Fontana, havia falecido em dezembro de 2000, ainda com esperança de reequilibrar as contas da empresa.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/01/2025, às 08h39


Mais Notícias