AERO Magazine
Busca

Similar ao passado

Fogo atinge veículo a poucos metros de um Boeing 747-8

Aeronave se preparava para voar de Buenos Aires para a Frankfurt, quando incêndio atingiu o rebocador


Veículo de roboque pega fogo em frente ao 747 da Lufthansa

Veículo de reboque pegou fogo poucos metros de distância do Boeing 747-8

Um Boeing 747-8 da Lufthansa foi surpreendido por um incêndio enquanto se preparava para iniciar a manobra no pátio. O caso envolveu o rebocador do avião, que entrou em chamas enquanto iniciava os procedimentos de levar o Jumbo até a posição para partida.

O incidente ocorreu no último sábado (2), envolvendo um 747-8 (registro D-ABYP) que deveria cumprir o voo LH 511, entre Buenos Aires e a cidade alemã de Frankfurt. Diversos vídeos que circulam nas redes sociais mostram o início do incêndio no trator utilizado para reboque dos aviões, mas que foi rapidamente controlado pela equipe de solo.

O fato chama a atenção por ser a segunda vez que um avião da Lufthansa se envolve involuntariamente neste tipo de incidente. Em junho de 2018 um Airbus A340 da companhia aérea alemã foi severamente danificado no aeroporto de Frankfurt após o veículo de reboque pegar fogo.

No caso ocorrido na Argentina, apesar na proximidade entre o avião e o rebocador, o Jumbo não sofreu nenhum dano na sua estrutura. Ainda assim, o voo partiu com uma hora e meia de atraso, visto a necessidade das equipes de manutenção comprovarem a integridade do Boeing.

Curiosamente, a Lufthansa aderiu ao uso de rebocadores elétricos em Frankfurt, medida ecológica que visa a substituição de carros movidos a diesel para diminuir a pegada de carbono durante as suas operações de solo. A iniciativa também foi recém-adotada pela Iberia e KLM em suas principais bases operacionais.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 04/01/2021, às 13h00 - Atualizado em 05/01/2021, às 15h14


Mais Notícias