Projeto de novo terminal de passageiros do aeroporto de Fernando de Noronha foi apresentado publicamente
A Dix Aeroportos, concessionária responsável pela administração do aeroporto de Fernando de Noronha, divulgou ontem (27), as imagens ilustrativas do novo terminal de passageiros que será construído no arquipélago.
O investimento na obra será de R$ 57 milhões. A empresa está finalizando o processo de obtenção das licenças ambientais para viabilizar o início das rápido das obras. A previsão de conclusão é outubro de 2026.
“O terminal terá sua área ampliada de 1.000 m² para 3.300 m², com capacidade para movimentar 400 mil passageiros por ano de forma sustentável, atendendo de imediato e de forma confortável aos usuários durante os 25 anos de concessão”, disse Manoel Ferreira, diretor da concessionária que, em paralelo ao anúncio, está concluindo a ampliação temporária das instalações da atual estrutura.
View this post on Instagram
O projeto do novo terminal utiliza um sistema de reuso de água e estrutura de abastecimento por energia solar, com conceitos inspirados na sustentabilidade. “O projeto foi elaborado com o intuito de integrar-se de forma harmoniosa à paisagem da ilha, enquanto prioriza a sustentabilidade e o conforto dos viajantes”, disse Fred Moreira, da Moreira Lima Consultoria, responsável pela concepção do terminal, que acrescentou que materiais leves e de fácil instalação serão utilizados para minimizar a geração de resíduos durante todas as fases de construção e operação.
O projeto foi apresentado à Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, na noite da última segunda-feira (26) e o projeto arquitetônico foi detalhado no dia seguinte, na abertura do seminário Sustenta Export, realizado no arquipélago.
Após a conclusão da reestruturação do sistema de pistas, executada pelo governo de Pernambuco, o aeroporto estará apto a receber aeronaves a jato de grande porte em voos diretos de qualquer localidade do Brasil.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/08/2024, às 07h36
+lidas