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Aeroporto de Fernando de Noronha teve projeto sustentável rejeitado

Projeto de expansão para o aeroporto de Fernando de Noronha foi rejeitado por concessionária


Os autores do projeto haviam optado por uma abordagem de construção industrializada - Bacco Arquitetos e Triptyque Architecture
Os autores do projeto haviam optado por uma abordagem de construção industrializada - Bacco Arquitetos e Triptyque Architecture

Um estudo realizado por dois escritórios de arquitetura para a expansão do terminal de passageiros do aeroporto de Fernando de Noronha (FEN) foi rejeitado pela concessionária que administra o local.

As empresas optaram por uma abordagem de uma construção industrializada, facilitando o transporte da estrutura por barcos até o pequeno píer de atracação e, posteriormente, para o canteiro de obras. A base do projeto foi definida pelo uso de uma estrutura em madeira laminada colada, permitindo que as operações do aeroporto continuassem sem interrupções durante as fases de construção.

Segundo a Bacco Arquitetos e a Triptyque Architecture, a escolha por este material proporcionou não apenas a leveza necessária para grandes beirais, mas também criou espaços sombreados, ideais para o clima praiano, com a incorporação de cafés, totens de check-in eletrônicos e áreas de espera confortáveis, cercadas por vegetação.

Procurada por AERO Magazine, a Dix Aeroportos, responsável pela gestão do aeroporto de Fernando de Noronha, informou que o projeto arquitetônico escolhido para o novo terminal foi o desenvolvido pelo escritório Moreira Lima Consultoria. Segundo Samuel Prado, diretor executivo da concessionária, a proposta escolhida apresenta conceitos inspirados na ecologia e na sustentabilidade ambiental, além de integra-se por completo à paisagem paradisíaca do arquipélago.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/05/2024, às 08h34 - Atualizado às 22h54


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