AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Farnborough – Saab oferece Gripen C aos suícos

Em coletiva presidente da Saab afirma que acredita em resultado positivo na Suíca


O executivo chefe da Saab, Hakan Buskhe, acredita na possibilidade de realizar um novo negócio na Suíça, apesar de um referendo público ter sido contra a aquisição do Gripen NG.

Em coletiva realizada ontem (14), em Farnborough, Buskhe afirmou que a Saab continua trabalhando com as autoridades suíças para explorar novas oportunidades de negócio, assim como mantém os acordos firmados com empresas locais dentro da proposta anterior do Gripen. “Os contratos firmados com as 135 empresas suíças continuam e serão honrados, dependendo apenas das condições de mercado”, afirmou.

Após a derrota nas urnas, a Saab passou a trabalhar com as autoridades da Suíça numa oferta para o Gripen C.  Ao ser questionado sobre o plebiscito que vetou a compra do Gripen NG, o executivo se mostrou confiante no sucesso de um novo acordo. “Ao mesmo tempo que respeitamos o resultado do referendo, é evidente que estamos prontos para a próxima etapa” disse Buskhe.

Os militares suíços esperavam iniciar a substituição dos F-5 com o Gripen E, que também deveria ser o substituto dos F/A-18 Hornet, que devem aposentar em 2025. O projeto previa apenas um modelo em serviço, visando reduzir os custos e manter a padronização da frota com uma aeronave multimissão.

Militares suíços acreditam que a oferta do Gripen C possa ser uma opção viável, já que exige um menor aporte financeiro e está disponível praticamente a pronta entrega.

A Saab fechou um acordo com a Suécia para o Gripen E, que somado ao pedido brasileiro que inclui também a versão biplace (Gripen F), aumenta as vantagens competitivas do modelo no mercado internacional. Atualmente o Gripen NG conta com 122 pedidos, num mercado estimado em mais de 400 aviões nos próximos 10 anos. 

Redação
Publicado em 15/07/2014, às 07h30 - Atualizado às 08h41


Mais Notícias