Dado preliminares apontam que problema aconteceu na turbina de baixa pressão
A Bombardier acredita que um problema na turbina de baixa pressão (LPT) foi responsável pela perda de potência no motor Pratt & Whitney PW1500G. A falha, ocorrida no dia 29 de maio, levou a suspensão dos voos com o CSeries.
No entanto, a Pratt & Whitney não confirma, nem desmente, que o problema ocorreu na LPT. Apenas afirma que trabalha com a Bombardier para solucionar o problema.
O PW1500 PurePower tem como um dos diferenciais seu funcionamento, já que a turbina de baixa pressão é dissociada do fan, sendo acoplada numa caixa de engrenagens que permite uma diferença na velocidade de rotação entre ambos os conjuntos. Em funcionamento pleno, a turbina de baixa pressão gira duas vezes mais rápido que o fan, aumentando assim a eficiência do motor e reduzindo o ruído.
A família PurePower também será utilizado pelos novos Airbus A320neo e Embraer E-Jet E2.
Redação
Publicado em 09/06/2014, às 07h37 - Atualizado às 07h54
+lidas