França busca avião de patrulha após Alemanha desistir de parceria e optar pelo P-8A Poseidon
Falcon 10X foi anunciado formalmente em maio e poderá ganhar desenvolvimento militar
A Dassault Aviation está oferecendo o novo Falcon 10X como uma opção de patrulha para a marinha da França. A confirmação ocorreu após o governo alemão optar pelo P-8A Poseidon, deixando de lado a parceria prevista com os franceses para o desenvolvimento de uma aeronave conjunta.
Ainda que a Marine Nationale (marinha francesa) não tenha confirmado a escolha do futuro avião, a Dassault espera aproveitar a grande capacidade do futuro Falcon 10X, que terá uma seção transversal mais larga que dos atuais E-Jet, e um alcance que poderá superar os 15.000 km, para criar um modelo dedicado a patrulha marítima.
O Falcon 10X foi anunciado em maio de 2021, como o mais novo competidor no cobiçado mercado de aeronaves de negócios de ultralongo alcance e cabine larga.
O uso de modelos civis da Dassault pelos militares franceses não é uma novidade, com diversos Falcon 10, Falcon 20 e Falcon 50 sendo empregados em missões de treinamento, transporte oficial, vigilância e resgate. Além disso, em janeiro de 2020 a Dassault recebeu o contrato para o programa Archange, que prevê um avião de inteligência estratégica baseado no Falcon 8X. Três aviões serão convertidos e entregues para a força aérea francesa. Meses depois, o Ministério das Forças Armadas encomendou sete aviões de vigilância e intervenção marítima baseados nos Falcon 2000 LXS.
O possível avião derivado do Falcon 10X poderá ser desenvolvido em paralelo ao programa do modelo executivo, oferecendo uma aeronave capaz de substituir os veteranos Atlantique 2, que ainda que estejam sendo elevados para o padrão 6, já se aproximam do final de sua capacidade e vida útil.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/07/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h30
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