AERO Magazine
Busca

Duas vezes em quatro anos

Fabricante do TBM pretende ampliar portfólio com aquisição do Kodiak 100

Daher anuncia compra da norte-americana Quest Aircraft


A francesa Daher anunciou a aquisição planejada da Quest Aircraft, fabricante do turbo-hélice Kodiak 100, ampliando assim sua gama de produtos, hoje focada na família TBM.

A Daher espera reforçar sua presença na aviação geral, onde possui o mais veloz monotubro-hélice do mercado, as séries TBM 910 e TBM 940. Com mais de 270 aeronaves em serviço, o Kodiak 100 é um turbo-hélice para dez passageiros e capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas.

A venda da Quest para a Daher ocorre apenas quatro anos após a companhia ser negociada com a japonesa Setouchi Holdings. A empresa com sede em Hiroshima, Japão era um distribuidor autorizado do Kodiak no país asiático.

LEIA TAMBÉM

Originalmente criado para missões humanitárias, em especial em países em desenvolvimento, o Kodiak 100 foi um dos primeiros aviões do tipo a ser completamente projetado por complexos softwares de engenharia. Atualmente a aeronave é certificada em 67 países, sendo utilizado por operadores de táxi-aéreos, empresas aéreas que operam em regiões remotas, organizações humanitárias, além de contar com pilotos-proprietários que o empregam em atividades de desporto.

A Kodiak Aircraft possui sede em Sandpoint, Idaho, nos Estados Unidos, ponde a Daher pretende manter a produção da aeronave e ampliar sua base de oferta na América do Norte. Ambos fabricantes esperam concluir o negócio até o final do ano, dependendo das aprovações das autoridades competentes dos dois países.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 18/06/2019, às 13h00 - Atualizado às 13h20


Mais Notícias