AERO Magazine
Busca

Mil e uma utilidades

FAB transporta radar móvel a bordo do KC-390

Manobra inédita amplia capacidade de vigilância do espaço aéreo brasileiro


FAB deverá receber terceiro KC-390 ainda este mês e amplia uso do modelo em missões de logística

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

O KC-390 realizou o primeiro transporte de um radar móvel de defesa aérea. De acordo com a FAB, o objetivo da missão foi desdobrar o equipamento permitindo operá-lo em outra localidade, ampliando o princípio da surpresa de missão.

O radar TPS-B34 é composto por um sistema modular, permitindo a operação em várias localidades e ampliando a área de cobertura da força aérea. Em tempos de paz o conceito é especialmente útil para controle de fronteiras e controle de tráfego aéreo ilegal.

LEIA TAMBÉM

Assim, é possível aumentar a vigilância do espaço aéreo com maior rapidez e eficiência por meio do desdobramento rápido e maciço desse radar em áreas de interesse.

A missão foi a primeira do tipo realizada pelo KC-390, demonstrando a flexibilidade do novo avião e ampliando a doutrina de transporte em operar com o máximo de recursos a logística militar.

Radar modular permite ampliar de forma estratégica capacidade de segurança do espaço aéreo

O Radar é pertencente ao Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4°/1° GCC), que fará também o primeiro   uso da nova torre do sistema TPS-B34 em terreno não preparado, proporcionando ainda maior capacidade de emprego de seus meios.

“A utilização do sistema radar TPS-B34 é de extrema importância para garantir a segurança e defesa do espaço aéreo brasileiro”, afirmou Oscar Vinícius Pisco Rocha da Silva, o tenente-coronel aviador comandante do 1° GCC. “Evidenciamos também a eficiência e dinâmica dos esquadrões subordinados ao 1° GCC, nas missões de deslocamento”.

A FAB ainda se prepara para receber este mês o terceiro KC-390, além de preparar mais uma turma de pilotos e mantenedores da aeronave multimissão.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/06/2020, às 14h30 - Atualizado às 15h10


Mais Notícias