Saab entregou no dia 11 de dezembro o sétimo F-39 Gripen operacional para a FAB
A Força Aérea Brasileira recebeu mais um F-39 Gripen, que chegou ao Brasil no dia 11 de dezembro, no porto de Navegantes, em Santa Catarina. O avião é o sétimo entregue e em serviço, além do primeiro caça, de registro FAB 4100, que voa como plataforma de ensaios e testes.
Após o desembarque do navio e translado até o aeroporto local, o avião passou por inspeção e instalação de sistemas, como o assento ejetável, que é enviado separado por questões de segurança.
Com a finalização e ajustes o Gripen decolou para a base aérea de Anápolis, nos arredores de Brasília. O avião decolou de Navegantes às 10h30 com destino a Anápolis, em um voo de aproximadamente 1h30 de duração e conduzido pelo conduzido por Abdon de Rezende Vasconcelos, pelo tenente coronel e piloto de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) da FAB.
O caça é parte do lote que ainda está sendo produzido na Suécia, embora conte com alguns componentes montados pela Saab no Brasil, mas através de kits também importados e apenas finalizados na Saab Aeronáutica Montagens, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.
Atualmente o 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), opera com sete caças Gripen, que gradualmente estão adquirindo as capacidades de combate previstos em contrato.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/12/2023, às 17h00
+lidas