AERO Magazine
Busca

FAB realiza exercício padrão OTAN

Unidades treinam voos no C-105 nos padrões mais sofisticados do mundo


Os esquadrões Onça (1º/15º GAV) e Arara (1º/9º GAV), da FAB, participam do Exercício Operacional Araronça 2016, que ocorre na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, até o dia 19 de abril.

O objetivo do exercício é permitir a troca de conhecimentos e o emprego em conjunto das unidades aéreas que operam o C-105 Amazonas (Airbus 295). Os militares doutrinam a capacidade de operar o C-105 em missões de lançamento de cargas, usando técnicas de navegação à baixa altura e manobras contra medidas similares as empregadas pelas Forças Aéreas da OATAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Como parte do exercício, os esquadrões vão realizar voos táticos em busca de elemento surpresa. Além disso, voarão abaixo da cobertura dos radares e executarão voos noturno, o que exige o domínio da utilização dos óculos NGV (Night Vision Goggles).

Ao todo 80 militares estão envolvidos no exercício operacional. Por isso, Serão realizados, ainda, pousos e decolagens táticos.

A BAAN possui as condições ideais para a realização desse tipo de exercício devido às unidades nela sediadas, o Esquadrão Gavião (2°/6° GAV), com as aeronaves ER-99, e o 1° Grupo de Defesa Aérea (GDA), com caças F-5. A base ainda engloba o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3° GDAAE), com o radar SABER e mísseis IGLA-S.

Redação
Publicado em 11/04/2016, às 16h00 - Atualizado às 16h37


Mais Notícias