AERO Magazine
Busca

Pela primeira vez

FAB lança bomba guiada a laser no Mato Grosso do Sul

Caça A-1 AMX lança bomba guiada a laser pela FAB durante o Exercício Conjunto Tápio e obtém bons resultados no Mato Grosso do Sul


Exercício reúne militares brasileiros, das três forças e os da Guarda Nacional dos EUA - FAB
Exercício reúne militares brasileiros, das três forças e os da Guarda Nacional dos EUA - FAB

A FAB lançou, pela primeira vez, no Exercício Conjunto Tápio 2022, um bomba guiada a laser utilizando um A-1 AMX. O disparo permitiu a Força Aérea Brasileira validar e testar o Designador Ratler GX, que faz parte da série de designadores laser de solo para bombas guiadas.

A bomba caiu no Centro de Instrução de Betione, do Exército Brasileiro, localizado no Mato Grosso do Sul, onde acontece o exercício entre a FAB e militares dos Estados Unidos.

O kit de Guiamento Lizard II proporciona maior precisão no uso de bombas, conseguindo atingir o alvo com uma margem de erro de poucos centímetros, evitando assim qualquer dano colateral.

Embora seja uma arma de elevada precisão, a Lizard II necessita ser direcionada por designadores laser,  neste caso o  Ratler GX, que é operado por uma equipe de solo, que fica relativamente próxima do alvo. O sistema já foi testado em combate e com o lançamento a FAB comprovou ser um conjunto eficaz, quando acoplado às Bombas Aéreas de Fins Gerais. Ambos os equipamentos são fabricados na empresa israelense Elbit Systems e fornecidos pela brasileira AEL Sistemas.

O emprego da bomba foi feito pelo 3°/10° GAv - Esquadrão Centauro, com as duas armas sendo transporadas por um AMX A-1, caça de ataque desenvolvido pela Itália e o Brasil, nos anos 1980.

O exercício Tápio, que ocorre até sábado (3) tem objetivo de ampliar as doutrinas nas missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, assim como busca e salvamento em combate.

A FAB participa da manobra com as seguintes aeroanves: os aviões de ataque A-29 Super Tucano e A-1 AMX, os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk, os aviões de transporte C-130 Hercules, C-105 Amazonas e C-98 Caravan, assim como os aviões de vigilância e alerta aéreo E-99 e R-99.

Os norte-americanos estão presentes através da Guarda Nacional dos EUA, vinda de Nova York e de Idaho, que empregam três helicópteros H-60G Pave Hawk e um avião de transporte HC-130J Combat King.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 01/09/2022, às 11h00


Mais Notícias