Novo avião MS-21 segue com campanha de testes em voo com o motor russo PD-14 e acumula 100 horas de ensaios
O novo avião comercial russo MS-21 (MC-21 em cirílico) equipado com os motores PD-14, de produção local, completou 100 horas de voos. O avião desenvolvido pela United Aircraft Corporation (UAC) originalmente deveria ter apenas uma opção de motor, com o PW1431G, fornecido pela Pratt & Whitney, mas o temor de embargos levou o fabricante a adotar uma motorização russa, ainda no final dos anos 2010.
O primeiro voo com motor PD-14 ocorreu em 15 de dezembro de 2020, treze meses antes da invasão russa na Ucrânia e que levou ao embargo ocidental, que impactou sobretudo o setor aeroespacial.
Os voos atualmente estão sendo conduzidos pela Irkut, o fabricante do avião, a partir do aeroporto de Zhukovvsky, no instituto de ensaios em voo de Gromov, localizado nos arredores de Moscou.
O MS-21-300, que é a versão impulsionada pelos PW1431G, similares aos usados pelos Airbus A320neo, foi certificado em dezembro de 2021, e deveria ser o modelo básico de exportação, enquanto as empresas aéreas russas buscariam operar apenas o MS-21-310, equipado com os motores PD-14.
A mudança de motores é um dos processos mais complexos em um projeto aeronáutico, exigindo uma ampla mudança de sistemas gerais do avião, inclusive de uma reavaliação dos fatores de peso e centro de gravidade.
Embora tecnologicamente defasados em relação ao projeto da Pratt & Whitney, o objetivo inicial foi justamente antever um eventual embargo que pudesse inviabilizar a produção e venda dos aviões. Desde 2014, com a anexação da Criméia, ex-território ucraniano, por Moscou trabalhava em uma versão nacionalizada de seus novos aviões, desenvolvidos para terem o máximo de itens fornecidos por fabricantes da Europa e Estados Unidos.
Por ora, apenas um protótipo (msn 73005) está voando com o motor PD-14, demonstrando a limitação da Irkut em concluir demais protótipos após os embargos.
Atualmente a United Engine Corporation, fabricante do PD-14, entregou cinco motores para a Irkut, que está empregando dois no avião de testes.
As asas em material composto são produzidas por fornecedores ocidentais, inviabilizando até mesmo a continuidade do programa MS-21. O avião que estava entre os mais avançados do mundo, competindo com os Airbus A320neo e Boeing 737 MAX, se destacava por seus avanços tecnológicos e amplo uso de sistemas ocidentais, tornando o projeto viável do ponto de vista competitivo no mercado internacional. Além disso, era o único avião da categoria desenvolvido na última década, enquanto o A320 é um projeto dos anos 1980 e o 737 de 1967.
Com os embargos em vigor desde fevereiro deste ano, o futuro do MS-21 se tornou incerto, mas a Irkut segue mantendo o cronograma para certificação da versão equipada com o PD-14 e planeja no futuro um avião completamente nacionalizado.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 31/08/2022, às 17h44
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