AERO Magazine
Busca

Operação Ostium

FAB derruba avião suspeito vindo da Venezuela

Um avião vindo da Venezuela entrou no espaço aéreo brasileiro e foi derrubado após descumprir ordens no espaço aéreo


O avião com uma carga de drogas foi derrubado e dois ocupantes morreram - Força Aérea Brasileira
O avião com uma carga de drogas foi derrubado e dois ocupantes morreram - Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira interceptou na manhã da última terça-feira (11), uma aeronave vinda da Venezuela que adentrou o espaço aéreo brasileiro sem autorização, como parte da Operação Ostium, iniciativa voltada ao combate de atividades ilícitas na fronteira.

A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em conjunto com a Polícia Federal. Inicialmente, foram aplicadas medidas de averiguação para confirmar a identidade da aeronave e monitorar seu comportamento. Em seguida, as medidas de intervenção foram acionadas, determinando alteração de rota para pouso em aeródromo indicado.

Sem resposta por parte da aeronave interceptada, a FAB executou as medidas de persuasão, incluindo tiros de aviso, com o objetivo de fazer a tripulação atender às ordens transmitidas. Diante do descumprimento dos procedimentos, a aeronave foi classificada como hostil e submetida ao Tiro de Detenção (TDE), técnica que impede a continuidade do voo. Com a execução do procedimento, o avião colidiu com o solo.

Ontem (12), um helicóptero H-60 Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV - Esquadrão Hárpia), foi acionado para verificar a área da queda e confirmar a ocorrência. Agentes da Polícia Federal identificaram dois ocupantes sem vida e confirmaram a presença de drogas no interior da aeronave.

A FAB disse que reforça seu compromisso com a defesa do espaço aéreo nacional e que "se mantém sempre pronta e sempre presente em todas as operações realizadas", cumprindo sua missão institucional.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 13/02/2025, às 07h49


Mais Notícias