AERO Magazine
Busca

Mistério na Área 51

Exótica aeronave é flagrada na secreta Área 51. Seria um futuro caça?

Aeronave tem formato em delta e sem cauda, algo diferente de tudo que os EUA utilizam atualmente


Pouco se sabe sobre os secretos projetos de caça de próxima geração da força aérea e marinha dos EUA | Foto: The Drive/Planet Labs

Uma imagem que está circulando as redes sociais mostra um avião em delta próximo de um hangar instalado na famosa Área 51 – uma base aérea dos Estados Unidos, localizada nos arredores de Las Vegas, utilizada para desenvolvimento, testes de novas aeronaves e tecnologias de cunho sigiloso.

Apesar da foto ser de baixa resolução, é possível ver que o objeto tem uma forma diferente do que a própria força aérea ou marinha dos Estados Unidos opera atualmente.

Todavia, as especulações dão conta que seja a mais nova aeronave de próxima geração dos Estados Unidos, obviamente isso não pode ser confirmado no momento.

É de conhecimento público que os Estados Unidos já estão trabalhando em um novo avião de sexta geração, no programa chamado de Next Generation Air Dominance (Ngad, na sigla em inglês).

O desenvolvimento de uma nova aeronave foi confirmada em setembro de 2020. Entre as poucas informações existentes relatadas à época ao site Defense News, e que “já construímos e voamos. Estamos prontos para desenvolver a próxima aeronave de nova geração”, disse o Will Roper, uma importante autoridade militar estadunidense.

Isso mostra como os norte-americanos estão à frente no avanço de tecnologia militar. Hoje apenas eles, a Rússia e China estão com aviões de quinta geração em operação. Justamente por não ter mais exclusividade na quinta geração é que governo dos EUA já se preocupa em criar uma aeronave de 6º geração, pelo pouco que se sabe.

O próprio conceito de sexta geração ainda é amplo demais. Para ser considerado um avião de nova geração, este deverá apresentar uma ruptura com conceitos passados ou um ganho tecnológico inédito. No caso dos caças de 5º geração, os avanços eram principalmente a furtividade, super cruise, sistema de guerra centrado em rede e novos sistemas de guerra eletrônica.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 03/02/2022, às 16h30 - Atualizado às 19h40


Mais Notícias