AERO Magazine
Busca

Invasão dos vant

Estados Unidos terão 7 milhões de drones em 2020

Agência de aviação norte-americana estima que o número de aeronaves não tripuladas no país já no fim de 2016 será de 2,5 milhões de unidades


Os norte-americanos calculam que mais de 7 milhões de drones vão estar em operação nos Estados Unidos em 2020. Segundo o FAA, a agência de aviação daquele país, a estimativa corresponde ao mais dinâmico setor de crescimento da aviação. Para o final de 2016, a previsão é de 2,5 milhões de drones em voo nos EUA. Em dezembro último, a FAA baixou uma regulamentação exigindo o registro de aeronaves não tripuladas de peso total entre 250 g e 25 kg, incluindo a carga paga (como câmeras embarcadas).

O número de drones para hobbistas deverá crescer de 1,19 milhão ao final de 2016 para 4,3 milhões em 2020, enquanto os drones para utilização comercial passarão dos 600 mil para 2,7 milhões. Daqui a cinco anos, os drones custarão, em média, US$ 2.500. Os modelos mais caros poderão chegar a US$ 40.000.

Risco de colisão

O risco de colisão entre drones e aeronaves tripuladas tem rendido muitos debates entre especialistas em segurança de voo. Neste mês, um Airbus A320 da British Aiways procedente de Genebra, com 132 passageiros a bordo, durante a aproximação para o aeroporto londrino de Heathrow, teria atingido um drone antes de pousar. O exame da célula que se seguiu não revelou qualquer dano que impedisse sua retirada do voo. A rigor, o comandante não pode confirmar se a colisão foi mesmo causada por um drone ou outro ‘objeto não identificado’. O episódio está sendo investigado pelas autoridades aeronáuticas. Caso se confirme, terá sido o primeiro incidente do gênero no Reino Unido. Para a Associação Britânica de Pilotos Comerciais (BALPA), “era apenas uma questão de tempo antes que ocorresse um impacto com um drone”.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 20/04/2016, às 15h27 - Atualizado às 15h49


Mais Notícias